Solenidade ocorre nesta sexta, 15, no auditório da instituição

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realiza, nesta sexta-feira, às 18h30, no auditório Professor Amarildo Nogueira Batista, no Campus Célia Maria Magalhães Nobre, uma solenidade especial em reconhecimento ao trabalho de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que completou 44 anos em Roraima no último dia 13.
O evento será aberto à comunidade em geral. Na ocasião, dois pesquisadores receberão Menção Honrosa: Antônio Carlos Centeno Cordeiro e Otoniel Ribeiro Duarte pelo relevante trabalho desenvolvido em pesquisa, inovação e desenvolvimento científico em benefício do estado e do país.
Em seguida, a UERR concederá o título de Doutor Honoris Causa a quatro pesquisadores: Daniel Gianluppi, Ramayana Menezes Braga, Vicente Gianluppi e Wellington Costa Rodrigues do Ó. O título, de origem latina que significa “por causa de honra”, é tradicionalmente atribuído a personalidades cujo conhecimento ou atuação tenha impactado de forma significativa áreas como as artes, as ciências, a filosofia, as letras, a promoção da paz ou causas humanitárias.
“Para a UERR, esta é uma noite dedicada a celebrar contribuições inestimáveis à agricultura, à sustentabilidade e à qualidade de vida da sociedade. O trabalho dos homenageados da Embrapa, reconhecido nacionalmente, tem impulsionado avanços científicos que fortalecem o desenvolvimento econômico e social de Roraima e do Brasil”, destaca o reitor Cláudio Travassos.
Homenageados:
Antônio Carlos Centeno Cordeiro
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde o início de 1980.
Otoniel Ribeiro Duarte
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Sistemas Agroflorestais pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza – CATIE, Turrialba – Costa Rica, e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Daniel Gianluppi
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador da Embrapa Roraima há mais de 40 anos. Desenvolve pesquisas nas áreas de manejo e conservação do solo.
Ramayana Menezes Braga
Possui graduação e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi professor adjunto na UFRRJ e colaborador na Faculdade Estácio da Amazônia no curso de agronegócio. Exerceu diversos cargos administrativos na Embrapa Roraima. Tem publicações nas áreas de nutrição e sanidade animal, difusão de tecnologia, diagnósticos e recurso genéticos.
Vicente Gianluppi
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. É pesquisador da Embrapa Roraima há 34 anos e um dos pioneiros no trabalho de melhoramento genético da soja na região Norte.
Wellington Costa Rodrigues do Ó
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente desenvolve pesquisa com plantas para biocombustíveis. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: erodibilidade, método nomográfico, sódio, cálcio e fósforo.







