PIBID

Coordenação Institucional: Prof. Dr. Marcos Alexandre Borges

e-mail: pibid@uerr.edu.br

Sobre o PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica em todo o território nacional. Ele concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no Brasil.

Está sob a égide do Decreto nº 7.219 de 24 de junho de 2010 – que dispõe sobre o PIBID; da Portaria nº 259, de 17 de dezembro de 2019 - que dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e do Edital 02/2020, o documento que ampara o atual Projeto.

Destacam-se entre os principais objetivos do PIBID, de acordo com o seu Regulamento (Portaria nº 259/2019): incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; contribuir para a valorização do Magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos Cursos de Licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar as escolas públicas de Educação Básica, para mobilizar seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos Cursos de Licenciatura.

Na Universidade Estadual de Roraima (UERR) o PIBID foi implantado no ano de 2010. Atualmente é composto por 7 Subprojetos: Pedagogia - Alfabetização (Boa Vista), História (Boa Vista), Geografia (Boa Vista), Biologia (Boa Vista), Química (Boa Vista), Língua Portuguesa (Boa Vista), e Ciências (Rorainópolis), que atuam em 9 escolas campo das redes estadual e municipal (do município de Boa Vista) de Ensino.

O Projeto Institucional e seus respectivos subprojetos devem promover a inserção dos estudantes universitários no contexto das escolas públicas na parte inicial de sua formação acadêmica. Os estudantes devem desenvolver atividades didático-pedagógicas sob orientação de um professor vinculado a uma das licenciaturas da UERR e sob a supervisão de um professor ligado a escola da Educação Básica onde o subprojeto é desenvolvido.

A estrutura do PIBID/UERR/CAPES é composta por: Coordenador Institucional, responsável pelo Projeto Institucional junto a CAPES e dentro da IES; Coordenadores de Área, responsáveis por cada um dos Subprojetos, pela articulação com as escolas de Educação Básica; os Supervisores, os professores das escolas-campo que atuam como agentes de orientação e supervisão; e os Bolsistas de Iniciação à Docência, todos estes integrantes das Licenciaturas às quais os Subprojetos estão vinculados.

Para finalizar, a Coordenação Institucional do PIBID/UERR/CAPES entende que as ações deste programa fazem uma grande diferença na vida acadêmica da Universidade, por contribuir na qualificação da formação dos estudantes dos cursos de licenciatura, na formação continuada dos professores das escolas que participam do projeto, bem como na rotina dos estudantes da Educação Básica e das escolas envolvidas em cada subprojeto. Ressaltamos, portanto, que o PIBID é não somente um projeto importante, mas indispensável para o avanço na qualidade da Educação.

Desenho atual do PIBID/UERR/CAPES

Subprojetos/Municípios

Coordenadores de área

Escolas-Campo

Pedagogia – Alfabetização

Boa Vista

Prof. Dra. Ênia Maria Ferst

Escola Municipal Balduino Wottrich

Escola Municipal Estrelinha Mágica

Escola Municipal Professor Carlos

Raimundo Rodrigues

História

Boa Vista

Prof. Dr. André Augusto da Fonseca

Escola Estadual Ana Libória

Geografia

Boa Vista

Prof. Dr. Haroldo Scacabarossi

Escola Estadual Ana Libória

Biologia

Boa Vista

Prof. Dra. Elaine Cristina Morari

Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade

Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz

Química

Boa Vista

Prof. Dr. Evangelista Ferreira de Lima

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Ciências

Rorainópolis

Prof. Dra. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

Escola Estadual José de Alencar

Língua Portuguesa

Boa Vista

Prof. Dra. Maria do Socorro Melo Araújo

Escola Estadual Monteiro Lobato

 

FUNÇÃO

BOLSISTAS

VOLUNTÁRIOS

Coordenação Institucional

1

0

Coordenação de Área

4

3

Supervisão

12

1

Iniciação à Docência

96

0

 

 

 

TOP