ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DA AMAZÔNIA

Aprovado pelo Conselho Universitário da UERR, com o Parecer nº. 18/2018 e Resolução nº 030 de 22 de maio de 2018, publicada no DOE nº 3260 de 18 de junho de 2018.

 

ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

  • Reitoria e Vice-Reitoria

Prof. MsC. Regys Odlare Lima de Freitas Prof. MsC. Elemar Kleber Favreto

 

1.2.        Pró-Reitorias

Pró-Reitoria de Ensino e Graduação. Prof. Esp. Sergio Mateus

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Gradução e Inovação. Prof. Dr. Carlos Alberto Borges da Silva Pró-Reitoria de Orçamento e Finanças. Prof. MsC. Mariano Terço de Melo

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. Alvin Bandeira Neto

Pró-Reitor de Pró-Reitor de Extensão e Cultura. Prof. MsC. André Faria Russo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas. Profª Drª Enia Maria Ferst

 

1.3.      Coordenadora do Curso de Geografia

Profa. Dra. Márcia Teixeira Falcão

 

 

1.4.      Coordenadora do Projeto de Especialização

Profa. Dra. Gládis de Fátima Nunes da Silva

 

 

1.5.      Nome do Curso e Área do Conhecimento

Geografia com Ênfase em ensino Área: Ensino

Forma de oferta: Presencial

 

 

1.6.      Corpo Docente do Programa

Profa. Ma. Elionete de Castro Garzoni Profa. Dra. Gládis de Fátima Nunes da Silva Prof. Me. Haroldo Scacabarossi

Prof. Me. Josinaldo Barboza Bezerra Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino Prof. Me. Marcelo Santos da Silva Profa. Dra. Márcia Teixeira Falcão Prof. Me. Osvair Brandão Mussato Prof. Dr. Rildo Dias da Silva

 

1  JUSTIFICATIVA

O Curso de especialização em Geografia surge com fundamentos na norma do Artigo 44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional – LDB (Lei N.º 9.394/96), que define que a educação superior “abrangerá os cursos e programas de pós- graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado (Stricto Sensu), os cursos de especialização (Lato Sensu), aperfeiçoamento abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino”.

O Curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima, atendendo o que preconiza a LDB, oferta o Curso de Especialização em Geografia com Ênfase em Ensino para atender a uma demanda composta por egressos do curso de Geografia e professores da educação básica, conforme as diretrizes do Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia da UERR.

Assim, a proposta de especialização em Geografia busca partir da realidade da educação básica e dos novos cenários tecnológicos, socioeconômicos, políticos e ambientais que marcam o fazer pedagógico do professor. Dessa forma, a atuação do professor de geografia na educação básica precisa estar fomentada numa prática de formação continuada, neste sentido a oferta de um curso de especialização voltada para a área específica de atuação do professor vem contribuir para a capacitação desses profissionais, sendo a UERR a interlocutora deste processo.

Neste sentido, a UERR amplia sua atuação como instituição na formação e  capacitação dos profissionais da área de ensino no estado e estabelece interlocução entre a docência na educação básica e as reflexões teóricas e práticas desenvolvidas ou amadurecidas no universo acadêmico.

 

2  ESTRUTURA DO CURSO

 

 

O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA,

com Ênfase em Ensino dividir-se-á em 11 (onze) disciplinas teóricas e práticas obrigatórias, sendo 10 (dez) de 30 horas, uma de 15 horas e uma para a elaboração de artigo científico na área de ensino de Geografia com 60 horas, totalizando uma carga horária de 375h.

O trabalho de conclusão consiste na elaboração de um artigo científico, devidamente orientado por um docente do referido curso que deverá ser submetido e aceito em revista científica e/ou eventos científicos na área, sendo necessário, para obtenção do título, a apresentação de trabalho desenvolvido no curso de especialização que deverá constar a

 

referência à instituição, ao curso e ao orientador. Quanto às pesquisas nas áreas de ciências humanas e sociais que envolvam seres humanos, o Ministério da Saúde, por meio da resolução 510/2016 regulamenta que, o projeto deverá ser submetido ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), sendo preferencialmente o CEP da Universidade Estadual de Roraima.

 

 

3  OBJETIVOS

 

 

3.1  Geral

 

 

Capacitar professores para atuar na área do ensino de Geografia, atendendo de forma crítica as demandas dos atuais cenários tecnológicos, socioeconômicos, políticos e ambientais que marcam o fazer pedagógico.

 

3.2  Específicos

 

 

  • Fomentar novas discussões referentes aos preceitos legais que regem a carreira docente em Geografia;
  • Discutir as atuais abordagens metodológicas voltadas ao ensino de Geografia;
  • Incentivar a pesquisa científica, por meio da publicação de artigos acerca do ensino de Geografia.

 

 

 

4  DETALHAMENTO DO PERÍODO E PERIODICIDADE

 

 

O curso terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 15 (quinze) meses, com início em junho de 2018 e término em dezembro de 2019. O curso inclui a elaboração de projetos de pesquisa, projetos didáticos e produção de artigo científico, conforme o planejamento de cada disciplina, e seminário científico.

Durante a vigência do curso de especialização, as disciplinas propostas para cada módulo incentivarão a produção de artigos, papers e resumos expandidos, voltados às práticas pedagógicas, aos problemas da sociedade que convergem para a formação do professor- pesquisador.

 

 

 

 

 

5  CARGA HORÁRIA

 

 

Disciplinas em sala de aula:                        285h.

Trabalho de campo:                                      30h. Orientação e elaboração de artigo:                                                        60h Carga horária total: 375h.

 

 

 

6  PÚBLICO ALVO

 

 

Graduados em Geografia ou em cursos de áreas afins, que atuam ou pretendem atuar na docência de Geografia.

 

 

 

7  QUANTIDADE DE VAGAS

 

 

Serão ofertadas 20 vagas por turma.

 

 

 

8  METODOLOGIA DE ENSINO

 

 

O Curso de Especialização está organizado em disciplinas obrigatórias direcionadas ao aprofundamento crítico, teórico e prático sobre ensino de Geografia. O aluno apresentará como produto final do curso um artigo científico que abarque questões pertinentes ao cotidiano do professor de Geografia.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UERR (Lato sensu) no início do curso, disponibilizará a área de atuação do corpo docente e os projetos que desenvolvem  na graduação e na pós-graduação, a fim de direcionar os trabalhos de conclusão de curso (artigo científico).

As disciplinas estarão organizadas em módulos, para os quais será realizada uma atividade avaliativa em conjunto. Para tanto, será disponibilizada 20% da carga horária de cada disciplina para o desenvolvimento da respectiva atividade.

 

 

 

 

 

9  REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

 

Para ingressar no PPGEO/UERR, Especialização em Geografia com Ênfase em Ensino, o candidato deverá atender aos critérios definidos no edital de seleção que, dentre outras exigências, constará a obrigatoriedade de entregar à comissão de seleção os seguintes documentos:

  1. Currículo atualizado conforme o modelo Lattes (Plataforma do CNPq);
  2. Cópia autenticada ou acompanhada do original do histórico e diploma de conclusão do curso de graduação, ou certidão emitida por IES que comprove a titulação exigida (válida por 12 meses).
  3. Cópias de RG e CPF autenticadas ou acompanhadas do
  4. Outros documentos exigidos no Edital de Seleção.

As vagas e sua forma de preenchimento serão definidas no edital de seleção.

 

 

 

10  PROCESSO DE SELEÇÃO

 

 

O processo de seleção obedecerá ao disposto no edital do certame.

 

 

 

11  DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

 

 

  • Formulário de matrícula preenchido;
  • 1 foto 3x4 – recente;
  • Cópia do Diploma ou certidão emitida por IES de Conclusão do Curso de Graduação.
  • Histórico Escolar da Graduação.
  • Cópia do comprovante de residência ou declaração com assinatura reconhecida em cartório.
  • Cópias da carteira de identificação e do CPF;
  • Comprovante de quitação eleitoral;

 

  • Assinatura do Termo de Compromisso de realização do

 

 

 

12  SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação das disciplinas caberá ao(s) professor(es) responsável(eis) em ministra- las, exceto para o trabalho de conclusão de curso que será avaliado por banca específica. Para a aprovação será exigido que o aluno obtenha nota igual ou superior a 70 (setenta) e possua o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência, por disciplina.

 

 

 

13  DOS REQUISITOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

 

 

Para obtenção do Certificado de Especialista em Geografia com Ênfase em Ensino, o aluno deverá atender cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Cursar todas as disciplinas do Curso;
  • Elaborar e submeter o artigo de conclusão, com aceite, em periódicos científicos.
  • Obter nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos em cada uma das disciplinas cursadas, incluindo o artigo científico.
  • Obter frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada uma das disciplinas cursadas;

Para fins de certificação o egresso receberá o título de Especialista em Geografia com Ênfase no Ensino.

 

 

14  DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO

 

 

Os professores do programa orientarão os alunos nos respectivos trabalhos de conclusão do curso.

 

 

Disciplinas Carga horária
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 30h
Profa. Ma. Elionete de Castro Garzoni
AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA 15h

 

 

Prof. Me. Josinaldo Barboza Bezerra

Prof. Me. Haroldo Scacabarossi

FUNDAMENTOS LEGAIS NO ENSINO GEOGRAFIA 30h
Prof. Me. Josinaldo Barboza Bezerra
CATEGORIAS DE ANÁLISE DA GEOGRAFIA APLICADAS AO

ENSINO

 

30h

Prof. Dr. Rildo Dias da Silva
CARTOGRAFIA SOCIAL APLICADA AO ENSINO DE

GEOGRAFIA

 

30h

Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino

Prof. Me. Marcelo Santos da Silva

FISIOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA 30h
Profa. Dra. Márcia Teixeira Falcão
GEOGRAFIA REGIONAL E ENSINO  

30h

Prof. Me. Marcelo Santos da Silva

Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino

MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

EM GEOGRAFIA

 

30h

Prof. Me. Haroldo Scacabarossi

Profa. Dra. Gládis de Fátima Nunes da Silva

TECNOLOGIA APLICADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA  

30h

Prof. Me. Osvair Brandão Mussato

Profa. Dra. Márcia Teixeira Falcão

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE

GEOGRAFIA

 

30h

Profa. Dra. Gládis de Fátima Nunes da Silva

Prof. Me. Osvair Brandão Mussato

PLANEJAMENTO E PRÁTICA DE AULA DE CAMPO NO ENSINO

DE GEOGRAFIA

 

30h

Todos os professores
PRODUÇÃO DO ARTIGO 60h
Todos os professores
CARGA HORÁRIA TOTAL 375h

 

As disciplinas e componentes curriculares estão divididos em três módulos, conforme quadro abaixo:

 

 

MÓDULO I
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 45h
AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA
MÓDULO II
FUNDAMENTOS LEGAIS NO ENSINO GEOGRAFIA  

90h

CATEGORIAS DE ANÁLISE DA GEOGRAFIA APLICADAS AO ENSINO
CARTOGRAFIA SOCIAL APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA
MÓDULO III
FISIOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA  

90h

GEOGRAFIA REGIONAL E ENSINO
MEDIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM

GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
TECNOLOGIA APLICADAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA  

90h

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PLANEJAMENTO E PRÁTICA DE AULA DE CAMPO NO ENSINO DE

GEOGRAFIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) 60h
CARGA HORÁRIA TOTAL 375h

 

 

 

 

15  INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

 

 

Serão utilizadas as instalações da Universidade Estadual de Roraima sediada em Boa Vista tais como: salas de aula, biblioteca, auditório, além de espaço a ser destinado pela UERR para abrigar a coordenação do Curso de Especialização em Geografia.

 

 

 

16  INDICADORES DE DESEMPENHO

 

 

Indicadores fixados para a avaliação global do programa de pós-graduação:

  • Número de alunos a serem formados: 20;
  • Produção científica: no mínimo um artigo por aluno;
  • Média de desempenho dos alunos: 70 (setenta).

 

 

 

17  CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

 

Ordem ESPECIFICAÇÕES
1 Duração do curso 15 (quinze) meses
2 Início do curso junho de 2018
3 Término agosto de 2019
4 Carga horária total 375 h
5 Número de disciplinas 11 disciplinas presenciais de 30h
6 Elaboração e orientação de artigo

científico divididos por área e linha de

60 horas
pesquisa.
7 Número de vagas 20
8 Público-alvo Graduados em Geografia ou em

cursos de áreas afins

 

9

 

Dias das atividades acadêmicas

Sextas-feiras, das 18h30min às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
10 Horário das aulas Manhã, Tarde e Noite
 

11

 

Local das aulas

Universidade Estadual de Roraima- UERR- Campus de Boa Vista. Sala a

definir.

12 Configuração das disciplinas Presencial

 

Boa Vista, 20 de abril de 2018.

 

 

 

 

Comissão de criação do projeto de especialização

Profa. Dra. Gládis de Fátima Nunes da Silva Profa. Ma. Elionete de Castro Garzoni

Prof. Me. Haroldo Scacabarossi Prof. Me. Josinaldo Barboza Bezerra

Prof. Dr. Lúcio Keury Almeida Galdino Prof. Me. Marcelo Santos da Silva Profa. Dra. Márcia Teixeira Falcão Prof. Me. Osvair Brandão Mussato Prof. Dr. Rildo Dias da Silva

TOP