TURISMO

Bacharelado

O curso de bacharelado em Turismo oferecido pela Universidade Estadual de Roraima obteve nota 4 no ENADE 2019. A Universidade Estadual de Roraima (UERR), no desempenho de suas atividades didáticopedagógicas, tem a perspectiva de responder aos anseios da comunidade educacional do Estado, no intuito de atender à formação inicial e continuada de bacharéis em Turismo, habilitando-os para enfrentarem os desafios e exigências do mercado e da sociedade contemporânea, sobretudo na realidade local. Este curso contempla a pesquisa como instrumento de produção de conhecimento e atividades relacionadas aos diversos aspectos do desenvolvimento profissional do Bacharel em Turismo, no sentido de possibilitar ao acadêmico areflexão crítica sobre a sua prática laboral e social, com o intuito de identificar problemas e soluções na sua área de atuação.
Desta forma, o curso pretende formar profissionais do Turismo para atuar nas esferas privada e pública, bem como contribuir com o fomento e desenvolvimento do turismo em Roraima. Além disso, o curso tem sua ênfase em segmentos de turismo cultural e de natureza, elementos de grande importância no contexto amazônico.

DURAÇÃO: 4 ANOS

MERCADO DE TRABALHO:
Quanto ao perfil desejado, o curso de graduação em Turismo deverá oportunizar a formação de um profissional apto a atuar em mercados altamente competitivos e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, econômica e no meio ambiente, exigindo uma formação ao mesmo tempo generalista, no sentido tanto do conhecimento geral, das ciências humanas, sociais, políticas e econômicas, como também de uma formação especializada, constituída de conhecimentos específicos, sobretudo nas áreas culturais, históricas, ambientais, antropológicas, de inventário do patrimônio histórico, cultural e turístico, bem como o agenciamento, organização e gerenciamento de eventos e a administração do fluxo turístico.

ÁREA DE ATUAÇÃO:
Elaboração de políticas nacionais e regionais sobre o turismo;
Elaboração e execução de projetos, planos e programas turísticos;
Planejamento, organização e execução de eventos turísticos;
Realização de todas as etapas do planejamento turístico;
Emissão de parecer técnico;
Gestão de empreendimentos turísticos;
Inventariação da oferta (atrativos, produtos e serviços) turística regional;
Planejamento e implementação de roteiros turísticos;
Docência do ensino técnico e superior no Turismo;
Desenvolvimento de ferramentas, métodos e análises de pesquisas relacionados ao campo do turismo;
Assessoria e consultoria em temas voltados ao turismo em âmbito nacional e internacional.

COORDENADOR DO CURSO:

Rosijane Evangelista da Silva

Período 2021/2022

Titulação: BACHAREL EM TURISMO

Turno: Noturno

Matriz Curricular (128 KB; PDF)

Projeto Pedagógico do Curso (819 KB; PDF)

Campus: BOA VISTA

Corpo Docente:
Prof. Dr. Bruno Dantas Muniz de Brito - http://lattes.cnpq.br/6871129128588718
Profa. Dra. Rosijane Evangelista da Silva - http://lattes.cnpq.br/9046617515633941
Prof. Dr. Ismar Borges de Lima - http://lattes.cnpq.br/1226725450970361
Prof. Dr. Thiago José Costa Alves - http://lattes.cnpq.br/4245036465823709
Prof. Dr. Lúcio Keury Galdino - http://lattes.cnpq.br/6257759781978203
Profa. Esp. Iris Anita Fabián Ramírez - http://lattes.cnpq.br/2725969820757203
Profa. Dra. Márcia Teixeira Falcão - http://lattes.cnpq.br/1671906250858943

Perfil profissional do egresso:
O egresso deverá ser um profissional capaz de identificar o potencial turístico da região, analisar as ofertas naturais e culturais, planejar o uso sustentável de empreendimento turístico, gerir empresas turísticas com inclusão social e ética definir políticas e ações estratégicas para a área de atuação.
Deverá ter formação inter e multidisciplinar por excelência, com profundos saberes sobre as áreas de gestão, meio ambiente, organização territorial, patrimônio cultural e as áreas específicas de turismo (planejamento, gestão de eventos, teoria do turismo, gestão de meios de hospedagem ecoturística). Utilizar, com reflexibilidade, criticidade e prática, a diversidade de conhecimentos adquiridos no curso, necessários ao seu desempenho profissional e, sobretudo produzir novos conhecimentos.

Deste modo, faz parte do conjunto de suas competências e habilidades:

  • Compreensão das políticas nacionais e regionais sobre turismo;
  • Utilização de metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas, com os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais;
  • Positiva contribuição na elaboração dos planos municipais e estaduais de turismo;
  • Domínio das técnicas indispensáveis ao planejamento e à operacionalização do Inventário Turístico, detectando áreas de novos negócios e de novos campos turísticos e de permutas culturais;
  • Domínio e técnicas de planejamento e operacionalização de estudos de viabilidade econômico-financeira para os empreendimentos e projetos turísticos;
  • Adequada aplicação da legislação pertinente;
  • Planejamento e execução de projetos e programas estratégicos relacionados com empreendimentos turísticos e seu gerenciamento;
  • Intervenção positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariados;
  • Classificação, sobre critérios prévios e adequados, de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos, incluindo meios de hospedagens, transportadoras, agências de turismo, empresas promotoras de eventos e de outras áreas, postas com segurança à disposição do mercado turístico e de sua expansão;
  • Domínios de técnicas relacionadas com a seleção e avaliação de informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas, políticas e outros traços culturais, como diversas formas de manifestação da comunidade humana;
  • Domínio de métodos e técnicas indispensáveis ao estudo dos diferentes mercados turísticos, identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada perfil do turista;
  • Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta e precisa sobre aspectos técnicos específicos e da interpretação da realidade das organizações e dos traços culturais de cada comunidade ou segmento social;
  • Utilização de recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das empresas, instituições públicas ou privadas, e dos demais segmentos populacionais;
  • Domínio de diferentes idiomas que ensejem a satisfação do turista em sua intervenção nos traços culturais de uma comunidade ainda não conhecida;
  • Habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
  • Integração nas ações de equipes interdisciplinares e multidisciplinares interagindo criativamente nos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se desenvolverem;
  • Profunda vivência e conhecimento das relações humanas, de relações públicas, das articulações interpessoais, com posturas estratégicas para o êxito de qualquer evento turístico;
  • Conhecimentos específicos e adequado desempenho técnico-profissional, com humanismo, simplicidade, segurança, empatia e ética.
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