SERVIÇO SOCIAL

Bacharelado

Apresentação do curso
O Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima tem como finalidade a formação intelectual e cultural, crítica e generalista de profissionais em Serviço Social. O curso tem por meta a capacitação ético-política, teórico-metodológica e técnico- operativa a fim de potencializar as intervenções profissionais no enfrentamento as múltiplas expressões da questão social presentes nos espaços sócio-institucionais onde se articulam as políticas sociais públicas e privadas.
Assim a profissão de Serviço Social deve ser considerada como uma especialização do trabalho coletivo, que se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social, com dimensões investigativas e interventivas no âmbito das múltiplas expressões da questão social, engendradas pelas contradições do desenvolvimento capitalista.
Considera-se, ainda, a questão social como fundamento básico da ação profissional – objeto ou matéria-prima – o que pressupõe a necessidade de uma capacitação profissional que garanta uma competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa no atendimento as demandas sociais.
A estrutura da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Serviço Social da UERR orienta-se conforme as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) que organiza o processo da formação profissional em três núcleos temáticos interligados e complementares. São estes: a) Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social; b) Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio Histórica da Sociedade Brasileira; c) Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional.
Desse modo, compreender as particularidades do Serviço Social como especialização do trabalho coletivo requer a apreensão do conjunto de características que demarcam a institucionalização e desenvolvimento da profissão.

Modalidade: Bacharelado

Formas de Ingresso: Vestibular

Titulação conferida: Bacharel em Serviço Social

Área de Atuação/Mercado de trabalho
Através do processo formativo no Curso de Bacharelado em Serviço Social da UERR, o egresso estará apto a desenvolver suas atividades profissionais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais públicos nas esferas estatais, e privados no âmbito das organizações da sociedade civil, no campo dos direitos humanos e sociais, seja no espaço urbano ou rural. O setor público é o que mais emprega o Assistente Social para atuar nas políticas públicas voltadas a população de modo geral e específico. Portanto, o egresso do Curso de Serviço Social da UERR poderá desenvolver suas atividades profissionais nas áreas da Saúde, Assistência, Previdência, Educação, Habitação, Organizações da Sociedade Civil, Magistério Superior, Gestão de Projetos e/ou Programas Sociais, Organizações não Governamentais, Conselhos de Direitos entre outros.

Duração do Curso: 4 anos
Tempo mínimo: 4 anos
Tempo máximo: 6 anos

Turno: Vespertino/ Noturno

Campus:  Boa Vista

Colegiado: O colegiado do Curso de Bacharelado é composto por: 02 doutoras em Serviço Social, 01 doutora em Geografia, 01 doutor em Sociologia, uma mestra em Políticas Públicas e outra em Serviço Social.

Professor:
Francisco das Chagas da Silva- Doutor em Sociologia- UFPE
Henriqueta Chistina de Alencar Ferreira Lima- Mestra em Serviço Social- UFRN.
Janaíne Voltolini de Oliveira- Doutora em Geografia- UFC.
Leila Chagas de Souza Costa- Doutora em Serviço Social- UERJ
Lígia da Nóbrega Fernandes- Doutora em Serviço Social –UNESP
Laurinete da Silva Rodrigues- Mestra em Políticas Públicas- UFMA.

Lattes:
Francisco das Chagas da Silva: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799561A6
Henriqueta Chistina de Alencar Ferreira Lima: http://lattes.cnpq.br/8761888775149663
Janaíne Voltolini de Oliveira: http://lattes.cnpq.br/6037280911537321
Leila Chagas de Souza Costa: http://lattes.cnpq.br/8351972995088684
Lígia da Nóbrega Fernandes: http://lattes.cnpq.br/9310280500214559
Laurinete da Silva Rodrigues: http://lattes.cnpq.br/3707513882322704

Núcleo Docente Estruturante-NDE
Coordenação: Sim
Coordenador: Leila Chagas de Souza Costa
Mandato: Dezembro de 2018.

Situação Legal do Curso:
Ato de criação do Curso (215 KB; PDF)
Ato de Aprovação do PPC (988 KB; PDF)
Ato de Reconhecimento

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes- Enade
Nota: 04

Projeto Pedagógico do Curso-PPC (215 KB; PDF)

Matriz Curricular (215 KB; PDF)

Turmas Ativas: 03

TOP