SERVIÇO SOCIAL

Bacharelado

Apresentação do curso
O Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima tem como finalidade a formação intelectual e cultural, crítica e generalista de profissionais em Serviço Social. O curso tem por meta a capacitação ético-política, teórico-metodológica e técnico- operativa a fim de potencializar as intervenções profissionais no enfrentamento as múltiplas expressões da questão social presentes nos espaços sócio-institucionais onde se articulam as políticas sociais públicas e privadas.
Assim a profissão de Serviço Social deve ser considerada como uma especialização do trabalho coletivo, que se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social, com dimensões investigativas e interventivas no âmbito das múltiplas expressões da questão social, engendradas pelas contradições do desenvolvimento capitalista.
Considera-se, ainda, a questão social como fundamento básico da ação profissional – objeto ou matéria-prima – o que pressupõe a necessidade de uma capacitação profissional que garanta uma competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa no atendimento as demandas sociais.
A estrutura da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Serviço Social da UERR orienta-se conforme as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) que organiza o processo da formação profissional em três núcleos temáticos interligados e complementares. São estes: a) Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social; b) Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio Histórica da Sociedade Brasileira; c) Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional.
Desse modo, compreender as particularidades do Serviço Social como especialização do trabalho coletivo requer a apreensão do conjunto de características que demarcam a institucionalização e desenvolvimento da profissão.

Modalidade: Bacharelado

Formas de Ingresso: Vestibular

Titulação conferida: Bacharel em Serviço Social

Área de Atuação/Mercado de trabalho
Através do processo formativo no Curso de Bacharelado em Serviço Social da UERR, o egresso estará apto a desenvolver suas atividades profissionais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais públicos nas esferas estatais, e privados no âmbito das organizações da sociedade civil, no campo dos direitos humanos e sociais, seja no espaço urbano ou rural. O setor público é o que mais emprega o Assistente Social para atuar nas políticas públicas voltadas a população de modo geral e específico. Portanto, o egresso do Curso de Serviço Social da UERR poderá desenvolver suas atividades profissionais nas áreas da Saúde, Assistência, Previdência, Educação, Habitação, Organizações da Sociedade Civil, Magistério Superior, Gestão de Projetos e/ou Programas Sociais, Organizações não Governamentais, Conselhos de Direitos entre outros.

Duração do Curso: 4 anos
Tempo mínimo: 4 anos
Tempo máximo: 6 anos

Turno: Vespertino/ Noturno

Campus:  Boa Vista

MEMBROS DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL (2021)

 

EFETIVOS 

Profa. Dr. Francisco das Chagas da Silva

http://lattes.cnpq.br/8169885198559473

Profa. Me. Henriqueta Christina de Alencar Ferreira Lima

http://lattes.cnpq.br/8761888775149663

Profa. Dra. Janaine Voltolini de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/6037280911537321

Profa. Dra. Laurinete da Silva Rodrigues

http://lattes.cnpq.br/3707513882322704

Profa. Dra. Leila Chagas de Souza Costa

http://lattes.cnpq.br/8351972995088684

Profa. Dra. Lígia da Nóbrega Fernandes

http://lattes.cnpq.br/9310280500214559

 

TEMPORÁRIOS ]

Profa. Esp. Kamylla Macedo Sousa

http://lattes.cnpq.br/7290351467847470 

 

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE

Profa. Dra. Laurinete Rodrigues da Silva - Presidente

Profa. Dra. Lígia da Nóbrega Fernandes - Vice-Presidente

Prof. Dr. Francisco das Chagas da Silva - Secretário

Profa. Me. Henriqueta Christina de A. F. Lima - Membro

Profa. Dra. Leila Chagas de Souza Costa - Membro

 

 

COORDENAÇÃO DO CURSO – GESTÃO: 2021-2022: 

Profa. Dra. Laurinete Rodrigues da Silva 

 

SITUAÇÃO LEGAL DO CURSO

 

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES – ENADE

Conceito 04 (2016)

 

PROJETO PEDAGÓGICO E MATRIZ CURRICULAR (220KB; PDF)

 

TURMAS ATIVAS

04 semestres

 

RELATÓRIO DE GESTÃO E OUTROS DOCUMENTOS

 

 

TOP