Ensino de Línguas

(Especialização em Ensino de Línguas)

 

Apresentação do Curso

Este curso tem o objetivo de oferecer qualificação lato sensu, denominado Ensino de Línguas, em nível de especialização, para os professores da Educação Básica de nosso estado e, para que, em um futuro próximo, possamos ofertar de um Mestrado Profissionalizante, uma das opções sugeridas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, cumprindo assim, o Curso de Letras, o seu papel integrante na Universidade Estadual de Roraima como instituição formadora e qualificadora de profissionais. Além disso, os professores do curso de Letras defendem que a formação docente, consolidada na graduação, deve ser complementada por meio de cursos de Pós-Graduação devido à formação contínua e a prática docente serem atividades em constantes transformações e, portanto, sugerem avanços e melhorias frequentes, especialmente em contexto de diversidade.

O curso de especialização em Ensino de Línguas fundamenta-se no Artigo 44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional - LDB (Lei N.º 9.394/96). Em consonância a este artigo da LDB, o curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima tem como meta ofertar cursos de Especialização Lato Sensu conforme a demanda e pesquisa prévia de educadores do estado de Roraima em sala de aula ou alunos concluintes de Licenciaturas em Letras.

Oferece em seu currículo, disciplinas relevantes no que se refere ao aprofundamento de formação sobre múltiplas identidades, letramentos, princípios norteadores para a BNCC, dentre outros temas relevantes para a formação dos profissionais da área de linguagens.

 

Estrutura do Curso

O curso de pós-graduação “Lato Sensu” Especialização em Ensino de Línguas tem o total de 400 (quatrocentas) horas assim divididas:

· 6 (seis) disciplinas teóricas obrigatórias (45 horas cada);

· 2 (duas) disciplinas para produção do trabalho de conclusão de curso (60 horas cada);

· Seminário integrado de pesquisa (10 horas).

 

Coordenação do Curso

Profa. Dra. Cora Elena Gonzalo Zambrano

E-mail para contato: cora.gonzalo@uerr.edu.br

Corpo Docente do Programa

Prof. Dra Alessandra de Souza Santos

Prof. Dra. Carmem Vera Nunes Spotti

Profa. Dra. Cora Elena Gonzalo Zambrano

Profa. Dra. Cristiani Dália de Mello

Prof. Dr. David Sena Lemos

Profa. Dra. Elecy Rodrigues Martins

Profa. Ma. Fernanda Sousa Lima

Prof. Dr Huarley Matheus do Vale Monteiro

Profa. Ma. Iris Anita Fabian Ramirez

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa

Prof. Dr. Jairzinho Rabelo

Profa. Dra. Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva

Profa. Dra. Maria do Socorro Melo Araújo

Profa. Ma Marinalva Silva Brito

Profa. Ma Nilmara Milena da Silva Gomes

TOP