A Comissão Própria de Avaliação - CPA tem por finalidade elaborar e desenvolver junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores da Universidade Estadual de Roraima proposta de autoavaliação institucional, além de coordenar e articular os processos internos da avaliação da Universidade de acordo com o projeto aprovado, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A CPA, órgão de representação acadêmica, tem por objetivo realizar a coordenação dos processos internos de avaliação da Instituição, de sistematização e de prestação das informações à sociedade e aos órgãos reguladores. Além de promover uma cultura avaliativa no âmbito da Universidade, desenvolver a avaliação institucional, coordenar os procedimentos de construção, implantação e implementação da autoavaliação e utilizar os resultados da Avaliação Institucional para a elaboração de metas e ações da Instituição com a finalidade de corrigir falha ou de melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão.
A Comissão foi aprovado pela RESOLUÇÃO Nº. 032 DE 01 DE AGOSTO DE 2017 do CONUNI, ficando instituída a CPA pela PORTARIA Nº 1108 DE DEZEMBRO DE 2017. É constituída por membros da Administração Superior, Corpo docente, Técnico-administrativo, Discente e Sociedade Civil Organizada.