ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Apresentação do Curso

O Curso de Especialização em Filosofia da Religião tem como objetivo principal proporcionar o aprofundamento nos estudos referentes à religiosidade para qualquer pessoa interessada pelo tema, especialmente aos professores da Educação Básica (Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio), na área de Filosofia, Ensino Religioso e área afins

A Resolução CEB 02/98 reconhece o Ensino Religioso enquanto área de conhecimento ao lado de todas as outras constitutivas do currículo escolar. Nesse sentido, a Universidade Estadual de Roraima se coloca à disposição para qualificar os profissionais que atuam na educação básica, sobretudo no ensino fundamental.

A diversificação e o pluralismo religiosos existentes nas grandes cidades brasileiras contribuíram para o lançamento de novas bases conceituais para a reflexão filosófica do fenômeno religioso e o seu ensino em sala de aula, seja na Escola Pública, em instituições privadas, ou mesmo no ambiente universitário.

De um modo geral, o Curso de Especialização em Filosofia da Religião possui as seguintes metas:

  • Refletir de forma crítica, laica e autônoma sobre o fenômeno religioso;
  • Qualificar os profissionais da educação nos mais diferentes temas acerca do fenômeno religioso;
  • Problematizar temas filosóficos que dialogam com a temática da religião, bem como discuti-los a partir de filósofos clássicos e atuais;
  • Contribuir para a formação acadêmica de profissionais que atuam em áreas afins à filosofia da religião.

Estrutura do Curso

O Curso de Especialização em Filosofia da Religião tem duração de 12 (doze) meses, nos quais os estudantes terão 7 (sete) disciplinas obrigatórias, todas de 60 (sessenta) horas, totalizando 420 (quatrocentos e vinte) horas, sendo duas delas voltadas à produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Seminário de Pesquisa I e Seminário de Pesquisa II.

O TCC do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Filosofia da Religião será o produto de uma pesquisa, e poderá ser em um dos seguintes formatos: (a) artigo científico; (b) material didático; (c) relatório de pesquisa; (d) atividade de extensão; (e) filme/documentário de curta metragem. A definição do formato do Trabalho de Conclusão de Curso será feita a partir da orientação de cada estudante, por parte de um dos docentes do curso.

Coordenação do Curso

Prof. Dr. Marcos Alexandre Borges.

E-mail para contato: (filosofia@uerr.edu.br)

 

Docentes do Curso

Nome

Currículo Lattes

Claudio Sipert

Doutor em Filosofia pela UNICAMP

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0171895186465999

E-mail: claudiosipert@bol.com.br

Elialdo Rodrigues de Oliveira

Doutor em Educação pela PUC/SP

Currículo: http://lattes.cnpq.br/6343260886849900

E-mail: elialdo_oliveira@hotmail.com

Francisco Rafael Leidens

Doutor em Filosofia pela UFPel

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0581903657571070

E-mail: francisco.leidens@uerr.edu.br

Marcos Alexandre Borges

Doutor em Filosofia pela UNIOESTE

Currículo: http://lattes.cnpq.br/1558766439362292

E-mail: marcos.borges@uerr.edu.br


 

TOP