LETRAS

com habilitação em Português

 

Modalidade: Presencial

Formas de Ingresso: Vestibular e outras formas de ingresso adotadas pela UERR.

Titulação conferida: Licenciado em Letras com habilitação em Língua portuguesa

O curso oferece formação profissional crítica e abrangente sobre a apreensão da realidade linguística em suas múltiplas interações, de maneira que o aluno seja estimulado a desenvolver atitudes de reflexão sobre o fenômeno linguístico, seu ensino e sua aprendizagem e sua inter-relação com as demais áreas do conhecimento tendo o texto como unidade de ensino e a leitura na perspectiva do letramento. Como decorrência desse recorte epistemológico, o profissional que a licenciatura pretende formar deverá reconhecer a importância do domínio da língua portuguesa, não só como instrumento de interação, mas como objeto de estudo, através das representações e outros objetos culturais. Da mesma forma, este profissional deve reconhecer a importância de desenvolver proficiêncialinguística, pelo menos em nível básico, de línguas adicionais como Espanhol, Libras e/ou Inglês para melhor atender ao público-alvo das escolas roraimenses.
O Projeto segue as orientações dispostas na Resolução CNE /CP n°2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Nacionais para formação inicial de professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNC- Formação), com a divisão em três grupos que consideram o desenvolvimento das competências profissionais explicitadas na BNC-Formação: (i) 800 horas para a base comum que compreende os conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos e fundamentam a educação e suas articulações com os sistemas, escolas e práticas educacionais; (ii) 1600 horas para a aprendizagem dos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC, e para o domínio pedagógico desses conteúdos; (iii) 800 horas para prática pedagógica.

Objetivo Geral
Oferecer formação em Língua Portuguesa com o intuito de capacitar os acadêmicos para lidarem com a diversidade linguística inerente a nossa sociedade, conscientes de sua inserção política na sociedade; de usar suas capacidades intelectuais para realizar atividades de forma competente na docência, na pesquisa e na extensão nessas áreas.

Áreas de Atuação
O profissional graduado em Letras na Universidade Estadual de Roraima – UERR poderá exercer a docência na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio), e no Ensino Superior, podendo ainda atuar como revisor, redator, pesquisador, consultor e assessor de projetos educacionais no campo de linguagens, cultura e comunicação.
A habilitação em Língua Portuguesa também capacita o egresso para atuar como professor de português em países cuja língua oficial não é a portuguesa, bem como professor para alunos estrangeiros oriundos de convênios internacionais e em cursos livres de português para estrangeiros, português segunda língua ou português língua adicional, dependendo do termo utilizado por cada Instituição.

A grade curricular foi atualizada para tentar atender às novas demandas da educação em nosso estado, com disciplinas novas como:
Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais
Abordagens Metodológicas para o Ensino de Português como Língua Adicional
Laboratório de Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Língua

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURA

A Universidade Estadual de Roraima - UERR, imbuída do desejo de contribuir na ímpar missão de oferecer educação de qualidade à população roraimense, oferece o curso de Letras com habilitação em Licenciaturas em Língua Portuguesa e Literatura, destinadas à formação de professores para atuarem de modo crítico e criativo no Ensino Fundamental e Médio e, se desejarem, no ensino superior. São também habilitações indicadas para aqueles que utilizam recursos linguísticos, entre outras possibilidades.
O Projeto ora apresentado nasceu das inquietações a respeito do ensino da língua portuguesa e da literatura, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio do Estado de Roraima, almejando tornar o Curso de Letras da UERR referência de excelência na sua área de conhecimento, contribuindo para melhorar a atual situação do ensino de Língua Portuguesa no Estado. O curso abrange estudos linguísticos e literários e procura edificar um quadro teórico fundamentador da produção e da interpretação dos enunciados da linguagem. Nessa perspectiva, oferece práticas atualizadas e voltadas para a formação profissional preparando o professor de Letras para o exercício das competências e habilidades inerentes a sua formação.
Uma proposta de ensino implica uma profunda reflexão sobre currículo, para tanto, é exigência que uma ampla discussão seja feita e que se envolva o maior número possível de sujeitos envolvidos na questão e se assuma a proposta não como algo acabado, mas sempre em processo e possíveis de adequações às realidades vigentes.

Modalidade: Presencial

Formas de Ingresso: Vestibular anual

Titulação conferida: Licenciado em Letras com habilitação em Língua portuguesa e Literatura

Área de Atuação/Mercado de trabalho
O profissional graduado em Letras na Universidade Estadual de Roraima – UERR poderá exercer a docência na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio), e no ensino superior, podendo ainda atuar como revisor, redator, crítico literário, pesquisador, consultor e assessor de projetos educacionais no campo de linguagens, cultura e comunicação.

Duração dos dois Cursos: 8 semestres
Tempo mínimo: 4 anos
Tempo máximo: 6 anos

Turno: Matutino, vespertino e noturno
Campus: Boa Vista

Colegiado:
Dr.ª Alessandra de Souza Santos - lattes.cnpq.br/8567660475205292
Dr.ª Carmem Véra Nunes Spotti - lattes.cnpq.br/2895657186425741
Dr.ª Cora Elena Gonzalo Zambrano - lattes.cnpq.br/2396029916289086
Dr.ª Cristiani Dália de Mello – lattes.cnpq.br/5981816441658127
Dr. David Sena Lemos – lattes.cnpq.br/8475391212316024
Dr.ª Elecy Rodrigues Martins – lattes.cnpq.br/2558667393010502
Msc. Fernanda Sousa Lima – lattes.cnpq.br/3899364260046534
Msc. Íris Anita Fabian Ramirez – lattes.cnpq.br/2725969820757203
Dr.ª Isabella Coutinho Costa - lattes.cnpq.br/2339330116944671
Dr. Jairzinho Rabelo - lattes.cnpq.br/3487090875309632
Dr.ª  Karine de Alcântara Figueiredo - http://lattes.cnpq.br/5752236898800656
Dr.ª Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva - lattes.cnpq.br/0012759391856851
Msc. Marinalva da Silva Brito - lattes.cnpq.br/0079208187406343
Esp. Maycon Kennedy Barbosa Moleta - lattes.cnpq.br/2472693234937524
Dr.ª Nilmara Milena da Silva Gomes - lattes.cnpq.br/3794071492365635
Msc. Paulino Batista Neto - lattes.cnpq.br/9527575713715398

Núcleo Docente Estruturante - NDE
Profª. Dra. Cora Elena Gonzalo Zambrano - Presidente
Profª. Dra. Elecy Rodrigues Martins - Vice-Presidente
Profª. Me. Íris Anita Fabián Ramirez
Profª. Dra. Isabella Coutinho Costa
Profª. Dra. Alessandra de Souza Santos

Coordenação:
Coordenadora: Cora Elena Gonzalo Zambrano - eleita para o biênio 2023- 2024.

Turmas ativas:
2 de Letras Português e Literatura
1 de Letras Portugu
ês

 

Projeto pedagógico (PDF)

TOP