FMSI

Grupo de Pesquisa em Fluxo Migratório, Saúde e Inclusão

Ano de formação:
2018

Data da Situação:
05/04/2018

Líder(es) do grupo:
prof. Dr. Bruno Miranda da Rocha

Área predominante:
Ciências da Saúde; Enfermagem

Instituição do grupo:
Universidade Estadual de Roraima - UERR
Endereço:
Rua 07 de Setembro, 231
Bairro Canarinho
Boa Vista/RR
69306530

Telefone: (95) 2121-0927
Fax: (95) 2121-0949
Contato do grupo: enfermagem@uerr.edu.br

Linhas de Pesquisa:
1.    Imigração e assistência à saúde
2.    Territorialidade e situação de saúde dos grupos sociais

Repercussões do grupo:
As linhas de pesquisa do grupo "Fluxo migratório, saúde e inclusão" estão voltadas para os problemas de saúde da população do Estado de Roraima, nos quais estão particularmente afetadas as populações ribeirinhas, indígenas, imigrantes e refugiados, mas que são também problemas universais. As repercussões do trabalho do grupo de pesquisa, se configuram, em primeiro lugar, na produção de conhecimentos através da publicação de artigos científicos, visando contribuir para a ampliação da literatura local, regional e nacional na área da saúde, planejamento, elaboração e participação em eventos científicos, bem como realização de palestras para a comunidade local e regional, como forma de valorizar a educação em saúde.

Pesquisadores:
Andrea dos Santos Cardoso
Bruno Miranda da Rocha
Cleiry Simone Moreira da Silva
Fábio Roberto Rocha Vieira
Joseneide Viana de Almeida
Paulo Sérgio da Silva
Ricardo Luiz Ramos
Rita de Cássia Ferreira

Acesso ao currículo lattes dos pesquisadores:

Andrea dos Santos Cardoso - http://lattes.cnpq.br/0029782115452282
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2007) e graduação em Enfermagem Obstétrica pela Escola de Enfermagem de Manaus (1996). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Roraima e Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, Gerenciamento dos serviços de saúde, Práticas do Cuidar, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, estratégia saúde da família, agente comunitário de saúde, participação popular, pré-natal e programa saúde da família, comunicação em saúde e saúde da mulher indígena.

Bruno Miranda da Rocha - http://lattes.cnpq.br/4030735108532267
Doutor em Biociências pela Unirio. Mestre em Ciências da Saúde pela UFRR, tem experiência na área de Saúde Pública. Foi Professor de Saúde Coletiva na Faculdade Cathedral em Boa Vista-RR. Já foi Gerente Estadual de Saúde Indígena, Coordenador Geral da Atenção Básica de Roraima, Diretor do Departamento de Avaliação de Sistemas do SUS em Roraima e Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Roraima. É professor de Saúde Coletiva, Saúde Indígena e Metodologia do Trabalho Científico pela Universidade Estadual de Roraima.

Cleiry Simone Moreira da Silva - http://lattes.cnpq.br/5330786907202152
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Ciências da Saúde (UFRR).Especialização em Urgência e Emergência (2009) pela Faculdades Integradas Brasil Amazônia(FIBRA). Graduada em Enfermagem (2006) pela Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e Licenciada Plena em Educação-Artística/Música (2005) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente Coordenadora e Docente do Curso de Bacharel em Enfermagem e Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica no Centro Universitário Estácio da Amazônia.

Fábio Roberto Rocha Vieira - http://lattes.cnpq.br/0511294462651059
Enfermeiro do HMINSN - Secretaria de Saúde de Boa Vista e professor da Universidade Estadual de Roraima.

 

 

Joseneide Viana de Almeida – http://lattes.cnpq.br/5285246551410934
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (1994) e mestrado em Educação para a saúde pela Universidade de Évora (2011) revalidado pela PUC-SP. Atualmente é contratado da Faculdade Roraimense de Ensino Superior e concursado da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica e saúde da família.

 

Paulo Sérgio da Silva - http://lattes.cnpq.br/9333718527587642
Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Experiência profissional como enfermeiro assistencial pelo Ministério da Saúde, com lotação no Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Federal do Andaraí. Atualmente Professor Efetivo Doutor Nível I junto ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Os termos mais frequentes na produção científica do seu Currículo Lattes, são: Cuidados de Enfermagem, Corpo, Ambientes/Espaços/Cenários de Ensinar e Cuidar.

Ricardo Luiz Ramos - http://lattes.cnpq.br/7149529442485420
Possui graduação Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (1999), Especialização em Projetos Sociais e Culturais Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Coordenação do curso de Bacharelado em Enfermagem (2008 - 2014), coordenador do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual de Roraima (2014). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2016). Professor do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR (atual). Professor Adjunto do Centro Universitário Estácio da Amazônia (atual). Diretor do Departamento de Integração Multicampi da Universidade Estadual de Roraima - UERR (atual).

Rita de Cássia Ferreira - http://lattes.cnpq.br/0915490500108734
Possui pós-doutorado em Ciências Médicas (2011) pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade de Campinas (Unicamp), Doutorado em Ciências Médicas (2007) na área de Ciências Biomédicas, pela FCM/HC/Unicamp, Mestrado em Biologia Funcional e Molecular com área de concentração em Fisiologia (2001) pelo Instituto de Biologia (IB/Unicamp) e, graduação em Medicina Veterinária (1993) pela Fundação Pinhalense de Ensino. Tem experiência docente nas disciplinas de Fisiologia Humana e Animal, Biofísica, Fisiopatologia, Patologia e Farmacologia, em cursos da área médica e da saúde. Atualmente é professora de Fisiologia junto ao Curso de Enfermagem na Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Acadêmicos participantes:
Carlos Victor Peixoto Dias
Júlia da Silva Carvalho
Nislene Raposo Mandulão
Rariane de Freitas Mello
Ulhiana de Lima Batista
Emiliani Virginia Vale Rodrigues

Projetos Cadastrados:

1. Perfil obstétrico de parturientes adolescentes no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Boa Vista/RR, no período de julho 2017 a junho de 2018.

2. Desafios da comunidade surda no acesso e atendimento à saúde em Boa Vista-RR.

3. Saberes e práticas de cuidados advindos da população ribeirinha da comunidade Terra Preta, Baixo Rio Branco - Roraima: acepções para pensar enfermagem.

4. Migração de venezuelanos e a oferta de serviços à saúde na Atenção Básica em Boa Vista-RR.

 

TOP