Cerimônia de Colação de Grau foi realizada em dois dias e reuniu graduandos de 17 cursos

Nesta semana, nos dias 13 e 14 de agosto, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou a solenidade festiva de Colação de Grau para 70 graduandos de 17 cursos de Boa Vista e Rorainópolis. O evento ocorreu no auditório da instituição no Campus Célia Maria Magalhães Nobre. A solenidade não é obrigatória, mas tradicionalmente, marca o fim da jornada acadêmica. As turmas foram divididas em quatro grupos, com dias e horários específicos.
Steffanni Félix, do curso de Letras, foi uma das oradoras. Em seu discurso, destacou a garra dos colegas para vencer os desafios – entre eles, a pandemia – e comemorou o início de um novo ciclo. “Tenho confiança de que todos nós faremos a diferença. Não importa qual caminho cada um escolherá seguir, lembrem-se de que somos capazes de alcançar grandes feitos, porque somos a prova viva da determinação e do trabalho árduo”.

Emocionada, Ariely Gomes, do curso de Serviço Social, dedicou a conquista à sua avó. Ela partiu na reta final da graduação da neta. Ariely reforçou a importância do apoio dos familiares. “A recompensa de hoje não é só nossa. É um troféu que precisa ser compartilhado com todos que nos acompanharam. Vocês nos deram a oportunidade de estudar, de escrever um novo rumo, de protagonizar nossas próprias vidas”.

Os 70 alunos graduados nesta semana na UERR se somam aos mais de 6,2 mil egressos que fazem parte da história da instituição que completará 20 anos em novembro deste ano. O reitor Cláudio Travassos reforçou o compromisso da universidade com a excelência na oferta de cursos e agradeceu aos futuros profissionais por terem escolhido a UERR para iniciar sua carreira.
“Nós sabemos que o diploma é um fator importante para que a gente possa ter um desenvolvimento profissional. Vocês vão ter condições, principalmente aqueles que vão para licenciatura, de abrir as portas para os alunos que vão passar por vocês. Então a responsabilidade de um professor de ensino fundamental e médio é muito grande e o sucesso da universidade depende desse trabalho que vocês vão fazer agora”, incentivou.

A Colação de Grau realizada na modalidade “festiva” não é uma etapa obrigatória na formação do acadêmico na UERR. O aluno pode escolher se deseja ou não participar do evento, que segue alguns ritos protocolares como o uso de beca. A outra modalidade oferecida para conclusão de curso é a “administrativa”, na qual o graduando precisa apenas apresentar a documentação exigida.



















