Evento ocorrerá de 22 a 24 de setembro com programação híbrida

O Simpósio de História da Universidade Estadual de Roraima (UERR) 2025 confirmou a participação de conferencistas e pesquisadores de renome nacional e internacional, em evento que acontecerá de 22 a 24 de setembro, no Campus Célia Maria Magalhães Nobre (Rua 7 de Setembro, 231, Canarinho).
O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever pelo link https://abrir.link/ilLWF ou no próprio evento. No link também tem as instruções para submissão de comunicações. Pesquisadores podem enviar resumos de trabalhos em andamento ou concluídos até o dia 9 de setembro. Haverá diversas atividades presenciais e transmissões online no Instagram, além de sorteio de livros.
O simpósio conta com conferencistas como Nadia Farage (autora de Muralhas dos Sertões), Mark Harris (autor de Rebelião na Amazônia, um clássico sobre a Cabanagem) e Cesar Augusto Queirós (autor de Historiografia Amazonense em Perspectiva e Trajetórias Políticas na Amazônia Republicana).
De acordo com o coordenador do curso de História da UERR, professor Dr. André Augusto da Fonseca, “o simpósio é voltado para pesquisadores e estudantes, mas também para qualquer pessoa interessada em história, tanto de Boa Vista quanto do interior, e mesmo de outros estados, dada a natureza híbrida (presencial e on-line) do evento”.
Fonseca diz ainda que o objetivo do evento é produzir conhecimento interdisciplinar sobre as rebeliões na história do Brasil e América Latina, integrando perspectivas regionais (com ênfase no contexto amazônico) e nacionais. Visa também fortalecer redes de pesquisa entre instituições de Roraima e outros estados, promovendo colaborações científicas de longo prazo.
O Simpósio de História da UERR 2025 é coordenado pelo professor André Fonseca e organizado pelos acadêmicos do curso de História. Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERR (PROEC).







