Docente do curso de Letras, Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva, tomará posse em setembro

Nessa semana, a professora Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva, do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR), foi eleita membro efetivo da Academia Roraimense de Letras (ARL). A docente da UERR recebeu 14 votos e foi a segunda candidata mais votadas, ficando com uma das duas vagas disponíveis. Maria Georgina destaca que é um privilégio integrar a ARL ao lado de escritores (as) e pensadores (as) que reconhecem a força da literatura como instrumento de memória, identidade e liberdade.
“Seguir a caminhada ao lado de quem cultiva a palavra com responsabilidade e compromisso é uma das minhas alegrias”, comemora. O resultado da votação foi divulgado no final da tarde do último dia 6. “Ao receber a notícia que eu tinha sido uma das contempladas, senti profunda emoção ao saber que preencheria a cadeira de nº. 26, Patrono Adolpho Brasil. Foi um dia marcante por experimentar o reconhecimento de uma trajetória dedicada à literatura, à cultura e à educação. Um mix de alegria, gratidão e responsabilidade num só momento”, comenta.
A indicação da professora da UERR foi feita pela professora Graça Dias, membro titular da Academia Roraimense de Letras. Maria Georgina conta que ficou surpresa quando recebeu o convite. “Eu logo aceitei. Fazer parte da ARL é saber que a sua voz, o seu trabalho e as suas palavras agora vão fazer parte de uma instituição que preserva e valoriza a literatura, cultura, memória e a identidade do nosso povo”, ressalta. Ao todo, cinco candidatos concorreram às duas cadeiras na ARL.
O processo para escolha dos novos associados titulares da ARL teve início no mês de julho, com o lançamento do edital. Cada associado Titular ou Fundador pode fazer uma indicação. As candidaturas foram avaliadas pela Comissão Especial. Os nomes dos candidatos elegíveis foram divulgados nas redes sociais da ARL em 28 de julho. A votação foi realizada nesta quarta-feira, 6 de agosto. A Cerimônia Solene de Posse dos (as) novos (as) Imortais da ARL está marcada para o dia 26 de setembro, em local ainda a ser definido.
De acordo com o edital, para concorrer a uma vaga na ARL o candidato precisa ser escritor, pesquisador, músico, pintor, artista de relevo ou pessoa de notório saber nos mais variados ramos dos saberes científicos e culturais de comprovada relevância estadual e regional. Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva é doutora em Linguística e Língua Portuguesa, ministra disciplinas de Literatura (Brasileira, Portuguesa, Afro-brasileira e Regional) na UERR e é professora da Educação Básica de Roraima.
Também coordenou projetos como Sarau Literário em Mucajaí (2008), Sarau Literário ao Pé da Letra em Pacaraima (2016), Sarau Ode à Poesia em Rorainópolis (2017), e coordena os projetos de Formação Continuada de Professor (2023) e Contação de Histórias desde 2014 até hoje. Em junho deste ano venceu na categoria Literatura do edital da Política Nacional Aldir Blank de Fomento à Cultura (Pnab), executado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo.







