Evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto em Miami, no estado da Flórida
O Prof. Dr. Ismar Borges de Lima, do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Geografia (PROFGEO) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), apresentará o artigo “Policy Readiness and Governance for Inclusive Education in the Age of AI: Perspectives from Brazil and Latin America” na International Conference on Distance Education and Innovative Teaching Models (ICDEITM-25), que ocorrerá em Miami (Flórida), nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 de agosto.
O trabalho foi desenvolvido em coautoria com os pesquisadores Marco Aurelio Bassi e Marco César Bassi, especialistas em tecnologias digitais e inteligência artificial, com vasta experiência em capacitação profissional no Brasil e no exterior. O pesquisador e servidor da UERR, Wilson de Moraes Sousa, é coautor. Ele contribuiu com a revisão bibliográfica, estruturação e refinamento de estilo e citação do texto.
O artigo está diretamente relacionado ao conteúdo da disciplina “Novas Tecnologias na Educação Geográfica”, da qual o professor Ismar é responsável no PROFGEO. A disciplina tem como objetivos problematizar o uso das tecnologias no ensino da Geografia; fomentar a reflexão crítica sobre o potencial e os limites das tecnologias digitais na construção de competências geográficas; e desenvolver metodologias e ferramentas inovadoras para o ensino-aprendizagem da Geografia.
Com foco nesse contexto, o grupo de pesquisadores estruturou o artigo de maneira colaborativa, reunindo revisão de literatura, abordagem metodológica e análise qualitativa das experiências e práticas emergentes no uso da inteligência artificial (IA) para promover educação inclusiva em países da América Latina, com destaque para o cenário brasileiro. O professor Ismar será o palestrante oficial do grupo na conferência, representando a UERR, o PROFGEO e os coautores do estudo.
Segundo o docente da UERR, a participação na ICDEITM-25 permitirá não apenas divulgar a produção acadêmica do grupo e da Universidade Estadual de Roraima em um fórum internacional de alta relevância, como também agregar novos conhecimentos na área de tecnologias digitais aplicadas à educação, em especial sobre o uso responsável e inclusivo da IA em ambientes de ensino a distância e presencial.
O professor Ismar enfatiza que “é parte do nosso papel como professor, pesquisador e servidor público, dar o devido retorno em termos de produção intelectual com destaque representando a UERR e o estado de Roraima em eventos que propiciem a relevante visibilidade internacional, e com essa participação nos Estados Unidos, a UERR reafirma seu compromisso com a inovação pedagógica, o ensino inclusivo e a internacionalização da produção acadêmica dos seus programas de pós-graduação”.







