Dissertações Defendidas – Linha de Pesquisa A

MÉTODOS PEDAGÓGICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Dissertações 2020

  • ALCINDA DE SOUZA MUNIZ TEIXEIRA

Título: O uso do GeoGebra na resolução de problemas de geometria espacial: uma experiência com alunos do 4º ano do ensino fundamental.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.

  • GILMARA BATISTA DE SOUZA

Título: A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas em Boa Vista – RR.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza.

  • HÉLIO GUEDELHA DE LIMA

Título: Uso do simulador PhET e da experimentação como recursos facilitadores para o ensino de equilíbrio químico com alunos do ensino médio de uma comunidade ribeirinha do Baixo Rio Branco, Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.

  • KÉZIA DA CONCEIÇÃO COSTA

Título: Explorando o “lavrado”: uma proposta de ensino baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos e fundamentada na teoria da aprendizagem significativa.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti.
Coorientador:  Prof. DSc. Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira.

  • MARIA IRANETE MINEIRO PINHO

Título: Uma sequência didática para o ensino de ‘seres vivos’ a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, do ensino por investigação e de tecnologias digitais
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza.

  • NEIDE APARECIDA COSTA TOLENTINO TIBURTINO

Título: O processo de mediação na prática da adição e/ou subtração a partir da teoria histórico-cultural
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.

Dissertações 2019

  • ANA CAROLINA FERREIRA MACHADO

Título: Egressos do mestrado profissional em ensino de ciências da Universidade Estadual de Roraima e suas práticas metodológicas para o ensino fundamental.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst.

  • ANA MARIA MOTA OLIVEIRA SCALABRIN

Título: Geometria espacial com o software geogebra 3D: análise dos processos de ensinar e de aprender no ensino médio.
Orientadora: Profa. DSc. Solange Mussato.

  • FRANCISMA DE OLIVEIRA DINIZ

Título: A atividade de situações problema na aprendizagem com números inteiros nas operações aritmética fundamentadas em Galperin e Majmutov nos estudantes de 7° ano do ensino fundamental na escola estadual Fernando Grangeiro.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • GISELE BORDONAL TRESSOLDI

Título: Clube de ciências no incentivo ao letramento científico em uma escola do ensino fundamental II no município de Boa Vista – Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini

  • JARDEL SOUSA LEITE

Título: A atividade de situações problema em sistemas de equações lineares fundamentado em Galperin e Majmutov nos estudantes da 2° serie do ensino médio na escola estadual Tancredo Neves.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • JOSELMA SOARES SOUSA

Título: Ensino médio em tempo integral: a percepção dos professores de química das escolas estaduais de Roraima.
Orientadora: Profa. Dsc. Ivanise Maria Rizzatti

  • KAROL SAND DOS SANTOS NUNES

Título: Histórias em quadrinhos incluída em uma sequência didática fundamentada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa para o estudo de funções inorgânicas com estudantes da 1º série do ensino médio de uma escola estadual de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. Dsc. Régia Chacon Pessoa de Lima

  • LUCIENE NUNES DA SILVA

Título: Resolução de problemas no processo de aprendizagem da geometria espacial através de jogo, fundamentada na teoria de formação das ações mentais e dos conceitos de Galperin nos estudantes da 2ª série do ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • PALOMA MOTA MATEUS DE SOUSA

Título: A experimentação aliada à resolução de problemas no ensino de soluções fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, para estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da Cidade de Boa Vista/RR
Orientadora: Profa. Dsc. Régia Chacon Pessoa de Lima

  • ROBERTA BORGES MONTEIRO

Título: A teoria dos campos conceituais e uma proposta educativa para as estruturas aditivas.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • SUYANNE RODRIGUES ALVES LARANJEIRA

Título: A teoria dos campos conceituais e suas contribuições para o ensino da multiplicação através de resolução de problema
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • VERÔNICA SOARES DOS SANTOS

Título: Recursos táteis como estratégia para o ensino de ciências da natureza para a prática inclusiva de estudantes cegos no ensino fundamental em uma escola pública de Boa Vista/RR
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • VIRGÍNIA FLORÊNCIO FERREIRA DE ALENCAR NASCIMENTO

Título: O ensino problematizador de Majmutov na aprendizagem de matemática apoiado nas etapas das ações mentais de Galperin como contribuição no pensamento criativo dos alunos do centro de altas habilidades/ superdotação-Boa Vista /RR.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

Dissertações 2018

  • ADRIANO ALVES DA SILVA

Título: O ensino de tratamento da informação na perspectiva da aprendizagem significativa tendo como metodologia a resolução de problemas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • EDILENE VIEIRA ANDRADE CAMARA

Título: Alfabetização científica na formação de conceitos em educação ambiental com estudantes do 8º/9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual em Boa Vista/RR.
Orientador: Profa. DSc. Enia Maria Ferst

  • ELAINE CRISTINA DE ALMEIDA EVANGELISTA

Título: Representações mentais dos conceitos geométricos construídos por alunos de uma turma de 2˚ período de uma escola de educação infantil de Boa Vista – RR.
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

  • EVELINE ALVES DE BRITO

Título: Recursos pedagógicos para o ensino de ciências: técnicas de dobradura no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Roraima – UERR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA FALCAO

Título: Blog como ferramenta para o diagnóstico de subsunçores e concepções conceituais dos fundamentos da biologia evolutiva no ensino de ciências biológicas.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • GRACIELE OLIVEIRA DOS SANTOS

Título: O uso da ludicidade como metodologia de ensino e aprendizagem do ensino de química na rede pública de ensino na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • HIGINO NASCIMENTO DE CARVALHO

Título: Resolução de problemas de termodinâmica na segunda série do ensino médio, fundamentado na teoria de Galperin, na direção de estudo de Talízina e a resolução de problema segundo Majmutov.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • JESSIK KAREM CUSTODIO DE SOUSA

Título: O uso do método Davis em aluno dislexico do 5º ano do ensino fundamental com aporte na teoria da aprendizagem de Ausebel.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

  • LEYDE DAYANE MARTINHO DE ANDRADE

Título:O processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial, utilizando Calques 3D, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa.
Orientador: Prof. DSc Rossiter Ambrósio dos Santos.

  • LUCIANA DA SILVA BEKMAN

Título: O software educacional livre com animação interativa em 3D e sua integração como instrumento potencializador de aprendizagem no estudo de matéria, energia e mudanças de estados físicos sob a da ótica da química fundamentada na Teoria de Ausubel.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • MARLIETE DOS SANTOS CÂNDIDO

Título: Análise da aprendizagem significativa dos conteúdos de classificação biológica nos alunos do 7° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Bonfim, Estado de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Juliane Marques de Souza

  • MARLÚCIA SILVA DE ARAÚJO

Título: Escrita científica no ensino de ciências, a partir do relatório de estágio supervisionado curricular, no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio – CNP/IFRR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • ROSIMERI RODRIGUES BARROSO

Título: A atividade de situações problema como metodologia de ensino na aprendizagem de planilhas eletrônicas fundamentada na teoria de Galperin com estudantes do 1º ano do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Roraima.
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • SAIDEA REGINA DE SOUZA MOREIRA

Título: Percepções de conceitos em educação ambiental dos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR.
Orientadora: Profa. DSc. Enia Maria Ferst

Dissertações 2017

  • ADRIANA CARLA OLIVEIRA DE MORAIS VALE

Título: Contribuições pedagógicas para o ensino de ciências na educação infantil.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • EMANUELLA SILVEIRA VASCONCELOS

Título:  Implicações da teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin para o processo da alfabetização científica em atividades de situações problema do tema seres vivos em uma turma do 2° ano do ensino fundamental do colégio de aplicação de Boa Vista /RR.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • FÁBIO GAMA DA SILVA

Título: Classificação biológica dos insetos: conceitos a luz da aprendizagem significativa com estudantes do 2ª série do ensino médio em uma escola estadual no município de Boa Vista-RR. 
Orientador: Prof. DSc. Silvio José Reis da Silva

  • FERNANDA DANTAS DA SILVA

Título: A contribuição da aula de campo para o ensino de ciências no ensino médio regular, à luz da teoria de Jerome S. Bruner.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • FRANCISCA NILDE GONCALVES DA SILVA

Título: A utilização do software solar system scope e dos mapas conceituais, como recursos pedagógicos na disciplina de ciências naturais, no sexto ano do ensino fundamental, em uma escola estadual de Boa Vista-RR. 
Orientador: Prof. DSc. Josias Ferreira da SIlva

  • GILVAN PEREIRA DOS SANTOS

Título: Análise da aprendizagem no preparo de soluções, com aporte na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel com estudantes do 2º ano do ensino médio, utilizando laboratório virtual.
Orientadora: Profa. DSc. Régia Chacon Pessoa de Lima.

  • IRACILMA DA SILVA SAMPAIO

Título: O simulador phet como recurso metodológico no ensino de reações químicas no primeiro ano do ensino médio com aporte na teoria de Ausubel.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

  • NOELSON FREITAS NASCIMENTO

Título: A contribuição da resolução de problemas experimentais em ambientes virtuais a partir da teoria historico cultural no conteúdo de circuito elétrico no ensino médio.
Orientador: Prof. DSc. Oscar Tintorer Delgado

  • RICARDO DANIELL PRESTES JACAÚNA

Título: Tecnologias assistivas e elaboração de material didatico com base na aprendizagem significativa para o ensino de química para alunos surdos.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • RICARDO PENHA MORENO

Título: Elaboração de material didático para abordar o conteúdo de estequiometria contextualizando com o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. 
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • SILVANA LOPES GOIABEIRA

Título: A resolução de problema segundo Majmutov como metodologia para aprendizagem em sistema digestório fundamentada na teoria de Galperin dos alunos do 8º ano em escola da rede estadual de ensino de Roraima.
Orientadora: Profa. DSc. Patricia Macedo de Castro

  • WEMERSON BATISTA SILVA

Título: Criatividade no ensino de ciências: análise da produção científica brasileira em programas de pós-graduação stricto sensu (2000 – 2015)
Orientador: Prof. DSc. Evandro Luiz Ghedin

Dissertações 2016

  • ADRIANA REGINA DA ROCHA CHIRONE

Título: O ensino e aprendizagem da ciência no ensino médio, à luz das compreensões da linguagem em Wittgenstein, Vigotsky e Gardner .
Orientador: Prof. DSc. Héctor José García Mendoza

  • ANA CAROLINA NATTRODT ALBUQUERQUE

Título: O ensino de ciências na perspectiva da educação montessoriana no 4º e 5º ano do ensino fundamental da prima escola Montessori de São Paulo e a instrumentalização deste método na escola municipal Aquilino da Mota Duarte. 
Orientador: Prof. DSc Evandro Luiz Ghedin

  • ANGELICA MARIA SAMPAIO FREDO

Título:  Uma sequência didática no ensino de fotossíntese para alunos surdos fundamentada na teoria de David Ausubel no ensino fundamental I em Boa Vista – RR.
Orientadora: Profa. DSc. Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

  • GEANMI ANASTACIO PEREIRA

Título: Criação de sinais para os conceitos químicos “base” e “neutro” em língua brasileira de sinais – libras.
Orientadora: Profa. DSc. Ivanise Maria Rizzatti

  • JAMILLY FERREIRA MACHADO

Título: A aprendizagem mediante práticas educativas com o uso das tecnologias digitais no ensino de ciências.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • LEILA BEZERRA BONFIM

Título: Análise das contribuições do livro didático digital em língua brasileira de sinais (CD-ROM), projeto pitanguá – ciências com alunos surdos do centro de atendimento às pessoas com surdez do Estado de Roraima – CAS/RR.
Orientador: Prof. DSc Josias Ferreira da Silva.

  • LUANA CASSIA DE SOUZA COUTINHO

Título:

EnglishFrenchItalianPortugueseRussianSpanish