Projetos de Pesquisa e de Extensão

PROJETOS DE PESQUISA

– ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo: O projeto tem como objetivo identificar, mapear e estudar os diferentes espaços não formais de educação e avaliar suas possibilidades para o Ensino de Ciências. Busca-se aqui avaliar tanto qualitativamente como quantitativamente a contribuição destes espaços para o processo de ensino e aprendizagem dos diferentes conteúdos de ciências com alunos da Educação Básica e ensino superior, mediante a aplicação ou não de uma teoria de aprendizagem, explorando alternativas de ensinar e aprender ciências em espaços não-formais estimulando o interesse e a motivação de professores e alunos na busca da formação e construção da cidadania nas Ciências.

Docentes envolvidos: Andreia Silva Flores, Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrin, Ênia Maria Ferst, Ivanise Maria Rizzatti, Josimara Cristina Carvalho Oliveira, Juliane de Souza Marques, Patrícia Macedo de Castro, Régia Chacon Pessoa de Lima, Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira e Elena Campo Fioretti.

– A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SEU IMPACTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO E PROPOSTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA DIFERENTES PÚBLICOS

Resumo: O projeto tem como objetivo investigar, analisar e avaliar como a divulgação científica em seus diferentes formatos e mídias podem influenciar no ensino e aprendizagem do conhecimento científico, em especial, no Ensino de Ciências, nos diferentes níveis da educação (Educação Infantil ao Ensino Superior). Pretende-se desenvolver ferramentas que permitam avaliar o impacto das atividades de divulgação científica em diferentes públicos, bem como criar, revitalizar e utilizar espaços e recursos de divulgação científica no Ensino de Ciências, contribuindo para a difusão da informação, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações como forma de popularizar conhecimentos e tecnologias.

Docentes envolvidos: Andreia Silva Flores, Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrin, Ivanise Maria Rizzatti,Juliane de Souza Marques, Patrícia Macedo de Castro, Régia Chacon Pessoa de Lima, Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira e Elena Campo Fioretti.

– NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo: Esse projeto tem como objetivo promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a articulação entre os programas PIBID, Pró-docência, Residência Pedagógica, PARFOR e Novos Talentos relacionados aos cursos de licenciatura e à Educação Básica.

Docentes envolvidos: Andreia Silva Flores, Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrin, Ênia Maria Ferst, Hector José Garcia Mendonza, Ivanise Maria Rizzatti, Josimara Cristina Carvalho Oliveira, Juliane de Souza Marques, Oscar Tintorer Delgado, Patrícia Macedo de Castro, Régia Chacon Pessoa de Lima, Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Rossiter Ambrosio dos Santos, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Solange Mussato, Wender Antônio da Silva, Elena Campo Fioretti e Luzia Voltolini.

– AS CONTRIBUIÇÕES DE DIFERENTES MÉTODOS PEDAGÓGICOS E DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo: Esse projeto tem como objetivo investigar, analisar e avaliar   diferentes estratégias didático-metodológicas valorizando os conteúdos, a construção da relação ensino-aprendizagem e vivenciar a ação da ciência. Elaborar e validar sessões didáticas que estimulem o caráter investigativo e a autonomia do aluno durante o processo de construção do conhecimento. Desenvolver metodologias didáticas que utilizem tecnologias digitais no ensino de Ciências. Promover a integração entre laboratórios de informática e o ensino de Ciências. Analisar metodologias, mediações e técnicas para se estabelecer uma utilização adequada das tecnologias digitais como instrumentos voltados para auxílio da construção do processo de ensino e aprendizagem de Ciências.

Docentes envolvidos: Ênia Maria Ferst, Hector José Garcia Mendonza, Ivanise Maria Rizzatti, Josimara Cristina Carvalho Oliveira, Juliane de Souza Marques, Oscar Tintorer Delgado, Patrícia Macedo de Castro, Régia Chacon Pessoa de Lima, Rossiter Ambrosio dos Santos,  Solange Mussato e Wender Antônio da Silva.

EnglishFrenchItalianPortugueseRussianSpanish