Egresso da instituição dará continuidade nos Estados Unidos a estudo realizado por ele em Roraima

O pesquisador e egresso do Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Josué Santos, viajará na próxima semana para a Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), onde aprofundará seus estudos sobre migrantes e refugiados.
A viagem para os Estados Unidos faz parte do doutorado em Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), que no Brasil, chamamos de “doutorado sanduíche”: modelo em que parte do curso é realizada na instituição de origem e parte em outra instituição.
“Minha pesquisa pretende estudar a migração de latinos à América, e dialoga com minha pesquisa no Brasil, que é compreender o que significa ser um migrante e refugiado venezuelano vivendo em grandes abrigos humanitários na Amazônia”, disse Josué, que também é especialista em Filosofia da Religião pela UERR.

Da sua dissertação “Entre Idas e Vindas: Os Processos de Aprendizagem de Crianças Indígenas Venezuelanas Warao Refugiadas e Migrantes em Roraima, na Amazônia”, será publicado um livro, ainda este ano, pela UERR Edições. Também foi fruto do mestrado na UERR a página “Povos Indígenas de Roraima” (https://povosindigenasrr.uerr.edu.br/) que tem o objetivo de fornecer informações como organização social e considerações linguísticas sobre etnias indígenas de/em Roraima.
Em 2022, a pesquisa realizada por Josué Santos no programa de pós-graduação da UERR também lhe rendeu uma participação em um grande evento nos Estados Unidos: o XI EMEP – Encontro Mundial Sobre o Ensino de Português, organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP). Lá, ele apresentou o artigo “Da cabana de palha aos muros de concreto: um estudo comparativo do ensino de português em dois contextos indígenas amazônicos”.

Josué precisa de apoio financeiro para se manter nos primeiros 30 dias nos Estados Unidos e organizou uma vaquinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/doutorado-sanduiche-em-stanford-california-usa). Após esse período, segundo ele, receberá uma bolsa que o ajudará com os custos de moradia, alimentação e gastos extras.











