Representantes do estado são alunos do Centro de Referência Paralímpico de Roraima, vinculado à UERR.

Sete alunos do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR), vinculado à Universidade Estadual de Roraima (UERR), embarcaram nesta sexta-feira, 25, para o estado do Amazonas onde disputarão a etapa de Manaus do Meeting Paralímpico, na modalidade Halterofilismo. O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com edições em todos o país.
No Halterofilismo as competições para pessoas com deficiência física ocorrem de acordo com o peso corporal. Os paratletas roraimenses que participarão do evento são: Richardson Artur Gutierre, Jhonatta Abreu, Randesson Costa, Necinaldo dos Santos, Matheus Luan Castro, Heliton Nascimento e Magdiel Silva. A equipe viajou acompanhada do treinador Moisés Lima e do estagiário Eliel Sousa.
O professor do curso de Educação Física e coordenador do Centro Paralímpico, Vinícius Denardin, destaca a importância da participação dos paratletas de Roraima no evento nacional do CPB. “Queremos ver todos nossos atletas fazendo bonito no movimento paralímpico nacional e esse crescimento de clubes e associações promovendo o esporte para pessoas com deficiência demonstra todo o compromisso e seriedade com que o esporte paralímpico vem sendo realizado em nosso estado”, ressalta.
A iniciativa do CPB existe desde 2005 e têm o objetivo de desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuindo para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciando oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil. No dia 12 de julho, a Vila Olímpica Roberto Marinho sediou a edição de Boa Vista, nas modalidades Atletismo, Natação e Tiro com Arco.
A delegação paralímpica que representará Roraima em Manaus contou com suporte financeiro para aquisição das passagens aéreas do deputado estadual Marcinho Belota, que destinou um milhão de reais para o desenvolvimento das atividades do Centro Paralímpico em 2025.







