Filme O Som do Silêncio será exibido na quarta, 21 de maio, no auditório da UERR

A próxima sessão do Cineclube Humanidades, no dia 21 de maio, vai apresentar os desafios diários das pessoas com surdez. O debate será inspirado no filme “O Som do Silêncio”, que será exibido às 18h30 no auditório da UERR, no Campus Célia Maria Magalhães Nobre. Este será o terceiro evento do projeto de extensão.
A entrada será gratuita, com inscrição no dia e local da sessão. Além dos acadêmicos, servidores e professores da UERR, o convite se estende à comunidade externa. “Aguardamos, especialmente, a participação da comunidade surda de Boa Vista”, convida Cora Gonzalo, uma das coordenadoras da iniciativa.
O professor do curso de Letras e intérprete de Libras, Maycon Moleta, será o mediador do debate, que terá a participação do acadêmico de Ciências da Computação, Kelvin Matheus Macedo (aluno com surdez), e do acadêmico do curso de História, Eduardo Campos.
O Cineclube Humanidades está vinculado ao CineUERR e tem como proposta fomentar debates logo após as exibições de filmes com temáticas sociais e culturais que incentivam o pensamento crítico e gerem reflexões sobre as realidades das salas de aula e da população em geral.
“É um projeto interdisciplinar que faz parte das disciplinas ‘Prática II – abordagens pedagógicas no ensino de História’, do curso de História, e ‘Linguística Aplicada’, do curso de Letras. Conta também com apoio do CAHIS (Centro Acadêmico de História) e de acadêmicos da Especialização em Ensino de Línguas”, destaca Cora.
Saiba mais sobre o filme que será exibido
O Som do Silêncio é sobre um jovem baterista que teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica cria muita tensão e angústia na vida dele, atormentado lentamente pelo silêncio. A trama aborda como o protagonista enfrenta a mudança ao silêncio, sua aceitação e questionamento sobre o que realmente significa “ouvir” e “viver”.







