Professores e alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Roraima (UERR) tiveram um artigo aprovado na 7ª edição da Revista Técnica dos Tribunais de Contas, publicação de referência do Instituto Rui Barbosa (IRB).
O artigo tem como tema “Exploração de padrões em diários oficiais com expressões regulares e redes complexas: um modelo para auditoria e controle”. O trabalho foi desenvolvido pelos professores Bruno César Barreto de Figueirêdo e Francisco Carlos, pelo egresso Breno Nascimento e pelas alunas Gabriela Monteiro e Larissa Carvalho.
Segundo publicação do IRB no Instagram, foram selecionados 22 artigos inéditos, que tratam de temáticas atuais e de grande impacto para a atuação das Cortes de Contas, como auditoria, governança, inovação, políticas públicas, transformação digital, sustentabilidade e participação social.
Entre os trabalhos aprovados, segundo o Instituto, “destacam-se estudos sobre o papel orientativo dos Tribunais de Contas, a análise de Políticas Públicas complexas, a exploração de padrões em diários oficiais por meio de redes complexas (da UERR), além de experiências práticas de inovação em diferentes Tribunais de Contas do país”.
O artigo – A pesquisa apresenta um modelo inovador para a análise de atos administrativos publicados em diários oficiais, utilizando expressões regulares, redes complexas e técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Aplicada a 759 diários oficiais do Estado de Roraima (2020–2024), a metodologia resultou na extração de mais de 173 mil atos administrativos e 149 mil menções de nomes, alcançando elevado índice de precisão.
O professor Bruno Figueirêdo destaca que “os resultados demonstram a relevância científica e prática do estudo, que contribui para o aprimoramento da auditoria e do controle externo no Brasil, além de destacar a qualidade da produção acadêmica da UERR e o impacto do curso de Ciência da Computação na formação de profissionais capazes de gerar soluções para a gestão pública”.











