
Os reitores das universidades estaduais de Roraima e Amazonas, Claudio Travassos Delicato e André Luiz Nunes Zogahib, firmaram um acordo de cooperação técnica para a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento e inovação tecnológica nos programas de graduação e pós-graduação.
Com a assinatura do acordo, alunos, professores e pesquisadores da UERR e da UEA poderão utilizar laboratórios, equipamentos e pessoal técnico de ambas as instituições, de acordo com a necessidade dos projetos. O documento prevê ainda a realização de atividades de disseminação de conhecimento e inovação tecnológica por meio de workshops, seminários, palestras, dentre outros.
Estiveram presentes à assinatura do acordo os pró-reitores da UERR Leila Chagas (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Robson Oliveira (Extensão e Cultura). Ficou acertado ainda que uma comitiva da UEA virá fazer uma visita técnica à UERR no período de 9 a 12 de outubro.

Visitas – Além da assinatura do acordo, acorrida no gabinete da reitoria da UEA, a comitiva da UERR visitou a Escola Superior de Tecnologia (UEA EST) para conhecer os cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogos, mestrados e doutorados, como também o parque tecnológico:
Academia Stem – A Academia Stem é um projeto fruto da parceria entre a Samsung e a UEA, voltado para capacitação e formação profissional de estudantes e que visa desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de: Engenharia de Automação e Controle, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção.
Samsung OCEAN – É uma iniciativa da Samsung no Brasil que oferece capacitação tecnológica à comunidade e fomenta a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com instalações modernas, o programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Inaugurado em 2014, o Samsung Ocean qualificou mais de 71 mil pessoas e realizou mais de três mil sessões de treinamentos, workshops e eventos diversos.
Ludus Lab – Criado por quatro professores universitários, o Ludus Lab é um sistema onde pessoas são estimuladas a desenvolver a criatividade, superar desafios e ir em busca de seus sonhos. Suas ações estão voltadas para excelência na formação acadêmica, produção de conhecimento, desenvolvimento de tecnologias e inovação (Hard Skills), e aprimoramento de competências e habilidades (Soft Skills).
INPA – A comitiva também esteve no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), onde ficou acertado para em breve a UERR e o INPA, assinarem acordo de cooperação técnica (ACT).










