O professor Dr. Ismar Borges de Lima, docente da Universidade Estadual de Roraima (UERR) participa de um intercâmbio acadêmico internacional, durante os meses de agosto e setembro, com diversas universidades peruanas na Universidad Nacional de San Martín (UNSM).
Durante sua permanência no Peru, Ismar participa de seminários, oficinas, conferências e atividades de integração acadêmica, envolvendo a comunidade universitária, povos indígenas e o trade turístico regional.
No dia dois de setembro ministrará a conferência “Experiências em Turismo Inteligente”, apresentando o projeto Boa Vista 4.0 – Smart Turismo Sem Fronteiras e o Projeto Lamas Destino Turístico Inteligente, sob coordenação do Prof. Dr. Trigozo Cotrina, na Cámara de Comercio, Producción y Turismo de Tarapoto, Peru.
Ismar, que também é diretor honorário do Brasil da Fundação RECINATUR (Fundación Latinoamericana de Investigación en Ciencia, Naturaleza y Turismo), informa que “a iniciativa representa a primeira experiência da UERR com universidades peruanas, constituindo um marco histórico para o fortalecimento dos vínculos acadêmicos e científicos na Amazônia sul-americana”.
Além da Universidad Nacional de San Martín (UNSM), por meio da Escuela Profesional de Turismo no campus da cidade de Lamas, participam da experiência a Universidad César Vallejo (UCV), e a Municipalidad Provincial de Lamas, da região amazônica do Peru.
O intercâmbio inclui a produção acadêmica conjunta com docentes peruanos, a cooperação no desenvolvimento do Portal Institucional Turístico de Lamas (em construção) e publicações científicas e técnicas com foco em turismo, sustentabilidade e patrimônio cultural amazônico.








