UERR organiza I Festival paraolímpico de Roraima

O curso de Educação Física da Universidade Estadual de Roraima realizou na última terça-feira (5), no Ginásio Hélio Campos, o I Festival Paraolímpico de Roraima. Foram propostas atividades esportivas para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e visual.

Os participantes vivenciaram as modalidades: Voleibol Sentado, Bocha Paraolímpica, Tênis de Mesa, Goalball e Atletismo. Ao final do evento, todas as pessoas com deficiência que jogaram em alguma modalidade foram premiadas com medalhas de participação.

As atividades foram organizadas durante a disciplina de ‘educação física e esportes adaptados’ pelos acadêmicos de Educação Física do 8º semestre da Uerr, sob a coordenação do professor Vinícius Cardoso.

O professor Vinícius destacou a importância das atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência, “o desenvolvimento das atividades contribuem para o aprimoramento das capacidades físicas, cognitivas e motoras, auxiliando a valorização das potencialidades e capacidades”.

O evento foi realizado em parceria entre a UERR, com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência – COEDE, Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, Rede Cidadania, Centro de Equoterapia de Roraima e o Instituto Federal de Roraima.

O professor ainda destaca que “o festival é o primeiro passo para que o estado de Roraima volte a ter representatividade no esporte paraolímpico, e em 2018 muitas ações serão realizadas pela UERR para promover o esporte para pessoas com deficiência, a principal delas é o desenvolvimento de um projeto de extensão ‘ADAPTA RORAIMA: Atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência’, com previsão para março”, comentou Vinícius.