
O Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa, coordenado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) é um dos destaques do evento “Práticas que Conectam: Compartilhando Soluções para a Inserção Digital de Pessoas 60+”, que ocorre em Manaus (AM).
Realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o evento reúne iniciativas de inclusão digital de diferentes regiões do Brasil.
A iniciativa da UERR foi apresentada pela chefe do NAI, Jussara Barbosa, e pelo coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UERR), Enéas Mesquita, que é colaborador voluntário no programa direcionado aos idosos como professor da disciplina de inclusão digital.
O projeto para o público da melhor idade existe desde 2017 e, em 2022, foi reformulado para ampliar sua atuação e fortalecer a inclusão social e digital. De 2017 a 2021, mais de 120 idosos participaram. Após a reformulação, já são 199 novos participantes, totalizando 319 pessoas idosas beneficiadas até hoje. Atualmente, o Programa funciona com três turmas ativas.
Com apoio de cursos de graduação e pós-graduação da UERR, os conteúdos são organizados em dois módulos: Módulo I – Saúde, Psicologia, Educação Financeira, Direito do Idoso e Jardinagem; e Módulo II – Inclusão Digital, Arte e Cultura, Literatura e Línguas. Um dos destaques do programa é a Inclusão Digital.
“O objetivo é capacitar pessoas idosas no uso de celulares, tablets e computadores, ajudando a manter o contato com familiares e amigos, acessar serviços online, realizar compras e transações bancárias, além de participar de redes sociais com segurança”, destaca Jussara.
As turmas são diversas, com alunos em diferentes níveis de conhecimento digital. Isso exige dedicação da equipe e acompanhamento próximo, com o apoio de monitores e professores. “Aprender a usar a tecnologia significa mais autonomia, cidadania, lazer e saúde mental”, ressalta a chefe do NAI/UERR. “O resultado é o avanço coletivo e a superação das dificuldades”, completa.
O Programa também atua em parceria com a Operação Acolhida, por meio do Projeto Integrar, que oferece cursos e oficinas a idosos imigrantes em abrigos, promovendo inclusão cultural, social e emocional na comunidade local.
O Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa é mais do que um conjunto de cursos. É um espaço de acolhimento, aprendizado e transformação, onde cada pessoa idosa encontra novas formas de viver com dignidade e autonomia.







