
A IFMSA é a maior organização estudantil internacional voltada para estudantes de Medicina. Presente em 129 países e reunindo mais de 1 milhão de acadêmicos, a entidade tem seus valores difundidos por diversas Organizações Nacionais de Membros, entre elas a IFMSA Brazil, primeira associação filiada à federação na América Latina.
Na Universidade Estadual de Roraima, UERR, a IFMSA Brazil é um projeto de extensão regularmente cadastrado e que atua no tripé ensino, pesquisa e extensão. O comitê local foi filiado oficialmente em 2020 pela primeira turma de Medicina da instituição. Neste semestre, entre os dias 23 e 26 de outubro, o grupo enviou à 63ª Assembleia Geral, realizada em Uberlândia (MG), a representante da 6ª turma, Jessica Ortiz, atual Presidente Local (LP).

Durante o evento, a UERR foi destaque com a apresentação oral do trabalho coordenado pelo Prof. Dr. Loeste de Arruda Barbosa, intitulado “Desafios diários dos profissionais de saúde na ala indígena: uma análise qualitativa em hospital pediátrico”, que conquistou o prêmio de 1º lugar no eixo científico. A premiação evidencia a relevância das pesquisas desenvolvidas no curso de Medicina e o comprometimento dos estudantes com a ciência e a saúde pública.
Para Jessica Ortiz, o reconhecimento representa um marco importante na trajetória do comitê local. “Mais uma vez ganhamos destaque no eixo científico em um dos eventos mais importantes de representatividade estudantil na área médica. Para nós, coordenadores locais e diretores, é uma grande honra mostrar os trabalhos que o nosso curso de Medicina desenvolve com o auxílio dos professores. O ano de 2025 foi de crescimento e reconhecimento para o nosso comitê dentro da IFMSA Brazil — um grande marco no aniversário de cinco anos de filiação.”

A participação na Assembleia Geral reforça o papel da UERR na formação de profissionais comprometidos com a pesquisa, a ética e a responsabilidade social, além de fortalecer a inserção da universidade no cenário científico nacional.

Para acompanhar as atividades do comitê, siga o instagram: ifmsabrazil_uerr
Fonte: Ascom







