
A atleta Maria Clara de Andrade, do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR/UERR), conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica, realizado em São Paulo entre os dias 5 e 7 de dezembro.
Considerado o principal evento da modalidade no país, o campeonato reúne apenas os oito melhores tempos do Brasilem cada prova, destacando atletas de alto rendimento e excelência técnica.
Maria Clara garantiu o ouro na classe SB9 e repetiu o resultado obtido no Circuito Paralímpico Loterias Caixa, realizado em setembro, assumindo também a 1ª colocação do Ranking Nacional.
A atleta conquistou ainda a medalha de prata nos 50 metros livre, classe S9, mantendo-se entre as três melhores do país nessa prova.

Treinada pelo técnico Mateus Lima Antony, Maria Clara representa o CRP-RR/UERR e a APABV. O treinador destacou o nível da disputa:
“Esse campeonato é o palco máximo da natação paralímpica brasileira, os melhores se encontram. Estar nesse campeonato significa atingir um nível de elite dentro da natação paralímpica, um evento onde cada detalhe conta e cada centésimo faz diferença.”
O coordenador do Centro e professor da UERR, Vinícius Denardin, enfatizou o avanço alcançado:
“Encerramos o ano com a certeza que estamos no caminho certo. Nossas ações têm promovido o ingresso e o desenvolvimento esportivo para pessoas com deficiência em nosso estado e representam todo compromisso e seriedade que estamos trabalhando. Para 2026 esperamos continuar tendo esse suporte para continuarmos avançando e vermos nossos atletas em destaque no cenário nacional, sendo orgulho para Roraima.”
A competição reuniu 287 atletas e foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reforçando o compromisso nacional com o desenvolvimento da modalidade.
Em 2025, o CRP-RR/UERR contou com suporte de emenda parlamentar do deputado estadual Marcinho Belota, recurso essencial para a ampliação das atividades e fortalecimento da estrutura que possibilita o crescimento do esporte paralímpico no estado.







