CIÊNCIAS DA NATUREZA

Licenciatura

Apresentação do curso

O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza destina-se à formação de professores para a segunda etapa do Ensino Fundamental (Terceiro e Quarto Ciclos) e o Ensino Médio, considerando não só os saberes específicos em Ciências, mas também a formação pedagógica que ocorrerá em estreita relação com as disciplinas específicas e com a realidade local. Nesse contexto, o curso destina-se à formação de professores com uma visão voltada para a área das Ciências da Natureza (Ciências Biológicas, Física e Química) de acordo com as novas diretrizes para a educação básica do Ministério da Educação. A reformulação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática o qual passa se chamar de Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, é um processo de aperfeiçoamento que vem acompanhando as mudanças ocorridas nos últimos dois anos na legislação da Educação Básica. Nesse contexto, a decisão sobre a criação do Curso se deu também a partir da MP nº 7462 a qual foi transformada na Lei nº.13.4153, que possibilitou a formação de professores por área de conhecimento, como é o caso das Ciências da Natureza. Outro fator importante é a reestruturação que a Universidade vem implementando no sentido de adequar os cursos de licenciatura do interior do estado para o atendimento das demandas específicas por profissionais que atendam em primeiro momento a necessidade de mão de obra especializada, nesse contexto é que o Colegiado Interdisciplinar pretende através dos Cursos que funcionam por área de conhecimento (Ciências Humanas e Ciências da Natureza) fazer a diferença na qualidade da educação no Sul do Estado de Roraima.

 Atualmente temos uma TURMA/CURSO 2025.1 (3º Semestre LCN), com previsão de formatura dos acadêmicos em dezembro de 2026. O PPC está sendo reformulado pelos professores do curso e o colegiado está preparado para abertura de nova turma através do vestibular em 2026.

 O PPC está sendo reformulado pelos professores do curso e o colegiado está preparado para abertura de nova turma através do vestibular em 2026.

 

Área de Atuação/Mercado de trabalho

O licenciado em Ciências da Natureza terá um conjunto de atividades que poderá ser exercida tanto no setor público quanto no setor privado, principalmente na área educacional, aliando as tecnologias ao conhecimento humanista, buscando construir uma sociedade mais justa e solidária. Assim como outras profissões formadas em cursos de licenciatura, a atuação se dá especialmente em áreas de pesquisa, docência, assessoria, consultoria e planejamento.

Deverá estar capacitado ao exercício do trabalho docente em todas as suas dimensões, com pleno domínio da natureza do conhecimento humanístico, das práticas essenciais de sua produção, difusão e constante aprimoramento. O profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, etc.

Portanto, o curso se propõe a formar o educador capaz de ocupar seu espaço e cumprir a função social na escola como professor das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza (englobando conhecimentos das Ciências Biológicas, Física e Química). Missão esta, definida pela LDB – para as chamadas Ciências da Natureza –, como sendo a de formar para a cidadania e para o exercício profissional. Esta missão pressupõe a capacidade para o trabalho interdisciplinar e os princípios para a educação no século XXI da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. (DELORS, 1998, p. 90).

 

Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

Prof. Dr. Edgard Vinícius Cacho Zanette

 

Nome do Curso: Ciências da Natureza - com ênfase em Ciências Biológicas, Química e Física.

Grau Conferido: Licenciado em Ciências da Natureza.

Titulação Profissional: Licenciado

Modalidade de Ensino: Presencial e Semipresencial.

Carga Horária Total do Curso3655 horas

Carga Horária das Atividades Complementares: 200 horas

Carga Horária do Estágio: 420 horas - Licenciatura

Carga Horária de Prática: 795 horas

Duração do Curso (Semestre/Ano): 4 anos - 8 semestres; Período Máximo – Licenciatura: 6 anos - 12 semestres.

Número de Vagas (Semestre/Ano): 35 vagas

Turno de Funcionamento do Curso: Atualmente noturno e aos sábados.

Campus (Local do curso): Roinópolis/RR.

Forma de Ingresso: Transferência interna, Transferência de outras Instituições e Ingresso de Portadores de Diplomas para Suprir necessidade de vagas ociosas.

Data de início do curso: 2019

 

Relação Nominal dos integrantes efetivos do Colegiado do curso

Corpo Docente Efetivo do Curso de Ciências da Natureza

Efetivos

Titulação

Área de Atuação

Adelson Alves de Lima Júnior [Lattes]

Mestre

Ensino da língua Portuguesa/Espanhola e novas tecnologias- EAD

André Camargo de Oliveira [Lattes]

Doutor

Química Orgânica, Fitoquímica, Química dos Produtos Naturais

Edgard Vinícius Cacho Zanette [Lattes]

Doutor

Ciências Humanas, Filosofia e Linguagens

Huarley Mateus do Vale Monteiro [Lattes]

Doutor

Letras, narrativa de resistência, cotidiano, educabilidade, memória, fronteira, corpo, saberes indígenas e quilombolas

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira [Lattes]

Doutora

Química, Ciências da Natureza, Educação Ambienta

 Ozíris Alves Guimarães [Lattes]

Doutor

Pedagogia, Filosofia e Teologia

Tatiane Marie Martins Gomes de Castro [Lattes]

Doutora

Agronomia, Artes Visuais e Biologia

Waldemar Moura Vilhena Junior [Lattes]

Doutor

Ciência Sociais, Sociologia, Educação do Campo

 

 Relação Nominal dos integrantes do Núcleo Docente Estruturante

Professor Efetivo

Cargo

Titulação

Waldemar Moura Vilhena Junior

Presidente

Doutor

Huarley Mateus do Vale Monteiro

Vice-Presidente

Doutor

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

Secretária

Doutora

André Camargo de Oliveira

Membro

Doutor

 Ozíris Alves Guimarães

Membro

Doutor

 

Projeto Pedagócio do Curso-PPC

Matriz Curricular

Resolução CEE/RR

 

Situação Legal do Curso:

·  Ato de criação do Curso

·  Ato de Reconhecimento 

 

TOP