UERR recebe programação da Semana de Enfermagem

A Universidade Estadual de Roraima, nos últimos dias, vem sendo palco de parte importante da programação da 24ª Semana de Enfermagem (7 a 20 de maio), promovida pelo Conselho de Enfermagem de Roraima (Coren/RR).

Desde segunda-feira (14), a UERR vem recebendo palestras, minicursos e mesas-redondas, atendendo centenas de profissionais e acadêmicos de Enfermagem.

Nesta quarta-feira (16), às 9 horas, no auditório da UERR, foi realizada a mesa-redonda intitulada “Fluxo migratório e os desafios da assistência à saúde”. Participaram os professores Raphael Florindo Amorim, do Curso de Enfermagem da UFRR; Leila Chagas, do Curso de Serviço Social da UERR; Tenente Guaracy Cabral de Lavor Júnior, oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, como representante da Defesa Civil do Estado.

A mesa-redonda teve como mediadora a professora Tárcia Millene Barreto, do curso de Enfermagem da UFRR.

Os debatedores consideraram como a intensa corrente migratória levou à discussão do papel do Estado na garantia dos direitos do migrante, dentre eles o acesso universal à saúde, que caracteriza a ausência de fronteiras no contexto da saúde globalizada, além de uma análise sobre os limites e avanços na tentativa de acolher todos os migrantes em Roraima.

À tarde houve a palestra intitulada “A interface entre a medicina tradicional indígena e biomedicina no atendimento às comunidades macuxis”, ministrada pelo professor da UERR, Bruno Miranda da Rocha.

Hoje (17), das 8 às 12 horas, na sala 12 do campus Boa Vista, será ministrado o minicurso “Cuidados de enfermagem na administração de medicamentos”, ministrado pela professora da UERR, Andréa dos Santos Cardoso.

Na sexta-feira (18), também das 8 às 12 horas, no auditório do campus Boa Vista, acontecerá a palestra “Sistematização da assistência de enfermagem: em busca de sentidos para cuidado em saúde. O palestrante será o professor Paulo Sérgio da Silva, da UERR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *