10.11.08
Nesta segunda-feira (10), às 19h, será feita no auditório da Universidade Estadual de Roraima a abertura do curso de especialização em "Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio". O curso é resultado de um convênio do Ministério da Educação com a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto.
A UERR é a instituição responsável pela capacitação dos profissionais. "A Universidade Estadual está cumprindo o seu papel de parceira no aperfeiçoamento da mão-de-obra nas escolas", disse o pró-reitor de Pesquisa da UERR, Prof. Dr. Rozinaldo Galdino.
A disciplina de Educação Profissional é ministrada em seis escolas da rede estadual de ensino, cinco estão na capital e uma no município de Mucajaí. Por se tratar de uma modalidade nova de ensino no Brasil, os professores que participarem do curso terão a oportunidade de aprender sobre a legislação, os currículos e a prática docente.
A especialização terá duração de nove meses, com quatro horas de aula à noite, de segunda a sexta. Ao todo 80 docentes serão capacitados. "Quanto mais preparados estiverem os professores, melhor será o ensino e conseqüentemente, melhor o rendimento dos alunos em sala de aula", disse Galdino.
Na abertura do curso serão apresentadas duas palestras. A Profª. Msc. Maria Neusa Pereira, da UERR, abordará "o futuro da educação profissional no Brasil: Legislação e Diretrizes Pedagógicas" e o professor Edvaldo Pereira da Silva, Diretor Geral do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) falará sobre a "base das políticas públicas para a educação profissional no Brasil".