A professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Maria Georgina dos Santos Pinho e Silva, conquistou o primeiro lugar, na categoria Literatura, no edital de premiação de agentes culturais que tenham prestados relevantes contribuições ao desenvolvimento artístico ou cultural do Estado de Roraima.
O Edital faz parte da Política Nacional Aldir Blank de Fomento à Cultura (Pnab), executado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo. Ao todo foram destinados R$ 2.782.706,00 para premiação nas categorias: Literatura, Cultura Popular e Afro-Brasileira, Artesãos de Arte Indígenas, Economia Criativa, Cultura Urbana, Artesanato, Cultura Alimentar/Gastronomia, e Artes cênicas-Circo.
Pesquisadora e escritora, Georgina é professora efetiva da UERR desde 2014, onde ministra aulas de literatura e coordenou projetos como Sarau Literário em Mucajaí (2008), Sarau Literário ao Pé da Letra em Pacaraima (2016), Sarau Ode à Poesia em Rorainópolis (2017), e coordena os projetos de Formação Continuada de Professor (2023) e Contação de Histórias dede 2014 até hoje.
“Os eventos culturais se constituem atividades transformadoras em espaços comunitários, considerando que estimulam a leitura de textos literários, valorizam a tradição oral, a cultura, a criatividade, fortalecendo a identidade local. Além disso, proporciona momentos de aprendizagens significativas e celebração artística, contemplando um bom número de participantes da comunidade onde os projetos são desenvolvidos”, declarou Georgina.
Você merece professora linda!
Parabéns pela dedicação e profissionalismo