PROFESSORA APLICA PESQUISA DE MESTRADO QUE PODE AJUDAR ESTUDANTES E PROFESSORES NO ENSINO E APRENDIZAGEM

De acordo com a pesquisadora, com os resultados da pesquisa por meios da metodologia inovadora proposta, houve evidências de que a aplicação tenha contribuído para o ensino e aprendizagem. – Fotos: Arquivo pessoal

A professora pesquisadora Gilmara Batista de Souza, defendeu recentemente, sua dissertação de mestrado que teve como objeto uma pesquisa envolvendo 16 alunos da turma do 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, entre a faixa etária de 6 a 10 anos, da escola municipal Jael da Silva Barradas, de Boa Vista.

A pesquisa, que foi realizada no período de março a outubro de 2019, teve como tema “A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem em operações com adição e subtração fundamentada em Galperin e Majmutov”.

Leiam a matéria completa em: Roraima em Foco!

 

XIV SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE RORAIMA – 2019

Submissão de Resumos para a XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima (SNCT-RR) – 2019

A comissão organizadora da XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima (SNCT- RR) informa que o prazo para submissão de trabalhos se inicia dia 01 de agosto e se encerra dia 16 de setembro de 2019.

Os textos deverão ser encaminhados na forma de resumo ou resumo expandido (MODELOS: MODELO DE RESUMO SIMPLES e MODELO DE RESUMO EXPANDIDO) contendo resultados preliminares ou finais de trabalhos de pesquisa, ensino e/ou extensão. Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo email resumosnctrr@gmail.com em extensão .doc (não serão aceitos documentos em .pdf).

Trabalhos fora de formatação e padrões estipulados pela organização do evento serão automaticamente rejeitados. Os trabalhos aprovados serão publicados no Boletim de Resumos da SNCT/RR (ISSN: 2446-5305).

A apresentação será no formato e-pôster. As sessões terão duração de duas horas, contendo dez pôsteres submetidos individualmente. Cada autor terá no máximo 10 minutos para sintetizar oralmente as ideias principais de seu trabalho e o restante do tempo do tempo será destinado às discussões. Cada autor apresenta o pôster no formato digital e após todas as apresentações da sessão será aberto um espaço para socialização e discussões sobre os trabalhos, que serão organizados por linhas temáticas, pela Comissão Organizadora.

Aqueles autores que tiverem interesse em submeter o trabalho completo, após a aprovação do resumo, deverão manifestar-se na ocasião da submissão dos resumos (marcar campo indicado no modelo de resumo). Esses trabalhos serão encaminhados para apreciação das revistas parceiras do evento.

O que é a SNCT?

 A SNCT é um evento de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e figura como um importante espaço de trocas acadêmicas, sociais e comunitárias uma vez que se organiza em torno de atividades técnico–científicas bem como de divulgação (oficinas, minicursos). Este ano o tema da SNCT é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

 Quando ocorrerá?

 A SNCT 2019 ocorrerá no período de 20 a 27 de outubro de 2019 com atividades em diversos municípios de Roraima.

LABTEMA   logo

logo UERR.png  ifrr logo reitoria UFRR 30anos_curvas.png      logo embrapa

Egressos do PPGEC ministram palestras em escolas da rede pública para elaboração de projetos para FECIRR

Os egressos Filomeno de Sousa Filho, Aparecida Maria Ramos Simão Flores e Francisco de Assis Ferreira Falcão, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ministraram palestra sobre Elaboração de projetos de pesquisa para a Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECIRR), no dia 25 de abril na Escola Estadual Antônia Coelho de Lucena. Durante a oficina são apresentados o edital e o formato do projeto, e discutido propostas para atender o tema da FECIRR, “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Desde 2011, o PPGEC juntamente com o Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática (NUPECEM) e Secretaria Estadual de Educação coordena a FECIRR, e tem ofertado palestra e oficinas nas escolas para auxiliar na elaboração e acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas públicas e privadas da Educação Básica. Até o momento já foram capacitados mais de 1000 professores da Educação Básica de 10 municípios, atendendo mais de 100 escolas. a

As escolas interessadas devem encaminhar ofício para o NUPECEM solicitando a capacitação, indicando data e horário para a atividade.

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências participará XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC)

A Universidade Estadual de Roraima irá apresentar 10 trabalhos no XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), e o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências estará contribuindo com nove trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Roraima por mestrandos, mestres e professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Sua décima primeira edição será realizada de 03 a 06 de julho de 2017, em Florianópolis.

O XI ENPEC tem como objetivo reunir e favorecer a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: mesas-redondas; sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de pôsteres; debates e encontros. Informações adicionais a respeito do evento serão divulgadas em circular específica.

público do XI ENPEC é formado por interessados na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza, da Saúde e do Ambiente, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores.

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e sua décima primeira edição, comemorativa aos 20 anos desta associação, será realizada de 3 a 6 de julho de 2017 na Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Abaixo os trabalhos aprovados pelo PPGEC.

 

Título Autores
A Formação de conceitos em Ciências no Ensino Fundamental por meio da visita ao Bosque dos Papagaios em Boa Vista/RR: Uma proposta fundamentada na Teoria da Ação Mental de Galperin SOUSA FILHO, F.; RIZZATTI, I. M.; FERREIRA FALCÃO, F DE A.; LAU, P. F. R.; MEDEIROS, I. J. S.; GHEDIN, E.
Educação Ambiental na Educação Infantil: O Parque Municipal Germano Augusto Sampaio enquanto Espaço não Formal de Educação para a promoção da Alfabetização Científica CARVALJHO, R. C. C.; RIZZATTI, I. M.; MORAIS, A.C.O.;  MOREIRA, S.R.S.; VIEIRA, E.; SANTOS, J.
Análise de conversas de aprendizagem estimuladas por meio do jogo experimental “Na trilha da ciência”. SOUZA, J.S.; RIZZATTI, I. M.
O renascimento da Feira Estadual de Ciências em Roraima e sua contribuição para iniciação à Educação Científica SOUSA, M.S.M.; RIZZATI, I.M.
Perspectiva dos professores do Ensino Médio de escolas públicas de Boa Vista sobre Educação Ambiental em suas disciplinas SANTOS, G. O.; BEKMAN, L.S.; RIZZATTI, I.M.; SOUZA, J.M.; LIMA, R.C.P.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DE DOCENTES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS DO INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO INDÍGENA – INSIKIRAN/UFRR LOPES, H.C.; RIZZATTI, I.; DOS SANTOS VIANA; CARVALJHO, R. C. C.; ANDRADE MARTINHO; JACAÚNA, R.D.P.
Percepção ambiental de professores do Ensino Fundamental de escolas da Rede Pública Estadual e da Rede Privada em Boa Vista/ Roraima MOREIRA, S.R.S.; VIEIRA, E.; CARVALJHO, R. C. C.; RIZZATTI, I. M.; FERST, E.; CARVALHO, H.N.; DELGADO, O.T.
Abordagem da leitura no ensino de ciências: um estudo a partir das pesquisas produzidas nos Encontros Nacionais de Pesquisas em educação em Ciências (ENPECs) 2005 a 2015 DE ARAUJO , M.S., BEKMAN, L.S., BARROSO, R.R., SILVA, J.F.
Análise da Oralidade no Ensino de Ciências: do saber cotidiano ao saber científico por meio da estratégia de experimentação investigativa MAGALHÃES, CASTRO

 

EnglishFrenchItalianPortugueseRussianSpanish