Livro intitulado “A arte e a ciência da observação de aves” está disponível para download gratuito
O professor do curso de Turismo da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Ismar Borges de Lima, é o coordenador editorial e autor principal do livro digital “A arte e a ciência da observação de aves: teorias, questões do turismo, técnicas, ferramentas e ética – a jornada da observação de aves”, publicação internacional com contribuições de pesquisadores da América Latina e África.
A obra tem 808 páginas e foi publicada pela Fundación Red Iberoamericana de Ciencia, Naturaleza y Turismo (RECINATUR), por meio da Ello Editorial, em edição conjunta Brasil-Chile. “É um marco internacional na área de turismo de observação de aves (aviturismo), combinando uma abordagem interdisciplinar e multicultural com foco em sustentabilidade, ética, conservação e inovação”, destaca o docente da UERR.
O livro explora experiências e estudos de caso em Nova Zelândia, África do Sul, Equador, Peru, Costa Rica e Brasil, com destaque para um capítulo específico sobre o aviturismo em Roraima, incluindo o município de Caracaraí e o Parque Nacional do Viruá. O material está disponível como recurso digital gratuito, com licença Creative Commons no site oficial da RECINATUR: https://recinatur.org/the-art-and-science-of-birdwatching-theories-tourism-issues-techniques-tools-and-ethics-the-journey-of-birdwatching.
Segundo Lima, a publicação representa uma contribuição da UERR, de Roraima e do Brasil para o mundo, unindo ciência, prática de campo e saberes tradicionais. “Foi um esforço coletivo e multidisciplinar, construído a partir de um intenso processo de pesquisa e intercâmbio entre especialistas de diferentes regiões e culturas”, ressalta.
Da UERR, além do professor Ismar Borges Lima, participam como coautores: Wilson de Moraes Sousa, pesquisador e servidor da UERR, e Paulo Gois, egresso do curso de Turismo e guia especializado em birdwatching com mais de 13 anos de atuação em Roraima, atuante no município de Caracaraí, Parque Nacional do Viruá.
O livro preenche uma lacuna importante no campo do turismo de observação de aves e do turismo sustentável, oferecendo um material de referência internacional para profissionais do turismo, pesquisadores, educadores ambientais, formuladores de políticas públicas, guias de campo e observadores de aves de todas as partes do mundo.
Com reflexões inéditas sobre os temas: educação ambiental e ciência cidadã aplicada à observação de aves, técnicas e tecnologias emergentes no aviturismo, integração de comunidades tradicionais e indígenas em iniciativas sustentáveis, políticas públicas e desafios éticos no turismo de vida selvagem, a obra terá versões em espanhol e português até o início de 2026, ampliando seu alcance e impacto nos países ibero-americanos.
São coautores do livro: Paulo Alberto da Costa Gois (Brasil), Wilson de Moraes Sousa (Brasil), Tomas Cotrina Trigoso (Peru), Aggrey Thuo (Quênia), Armin Marcelo de la Rosa Patiño (Chile), Johanna Paulina Flores Ruano (Equador), Carmen Amelia Trujillo (Equador), Kennedy Rolando Lomas Tapia (Equador), Carmen del Pilar Rodriguez (México) e Irma Brigida Rodriguez (México).