Palestra sobre história da cirurgia para alunos de Medicina

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima concluíram a primeira semana de estudos, neste sábado (10), com uma palestra proferida pelo professor Dr. Marcos Tobias Machado, da Faculdade de Medicina do ABC (SP).

A palestra realizada no Auditório professor Amarildo Nogueira Batista, no campus Boa Vista, teve como tema “A história da cirurgia – Da talha perineal a cirurgia robótica”.

Marcos Tobias Machado é formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É professor assistente da disciplina de Urologia e chefe do setor de Uro-oncologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Realizou estágios de aprimoramento em Uro-oncologia e Laparoscopia nas Universidades de Miami e Paris.

É pioneiro no desenvolvimento da cirurgia laparoscópica no Brasil, com contribuições originais e mais de 1000 cirurgias realizadas.

Ele é certificado pela Intuitive para realização de procedimentos robóticos. Sua pesquisa acadêmica é voltada às cirurgias minimamente invasivas no tratamento dos tumores da próstata, rim e do trato genito-urinário.