Observatório aplicará pesquisas em Boa Vista

O Observatório do Turismo de Roraima (Observaturr) aplicará novas pesquisas durante a realização do Boa Vista Junina e a Corrida 9 de Julho. O objetivo é compreender as múltiplas percepções dos que fazem os eventos, como os residentes, visitantes, microempreendedores, quadrilheiros e atletas.

A pesquisa será realizada a convite da superintendente de Turismo da FETEC, Alda Amorim.

O Observaturr é um núcleo do curso de Turismo da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que há quatro anos vem realizando pesquisas, abordando diversos aspectos que os eventos culturais e desportivos impactam nas cidades.

Segundo o coordenador do curso de Turismo, Bruno Dantas Muniz de Brito, as pesquisas vêm servindo de referência para mensurar os principais benefícios e gargalos à realização dos eventos. “O objetivo é contribuir para a promoção das melhorias necessárias aos eventos e garantir maior eficiência na realização das atividades, afirmou.

Bruno aponta que entre os diversos aspectos que as pesquisas abordam estão o perfil dos visitantes e residentes, volume de investimentos dos microempreendedores, grau de satisfação dos diversos aspectos dos eventos e pontos positivos e negativos, entre outros temas.

O Boa Vista Junina acontecerá de 16 a 23 de junho, na praça Fábio Marques Paracat, no centro da cidade. Já a tradicional Corrida 9 de Julho, data em que se comemora o aniversário da cidade, será novamente realizada, contribuindo para a valorização das práticas desportivas e atraindo tanto a própria população quanto visitantes de todas as partes do Brasil.

“Todos os anos buscamos o aperfeiçoamento das nossas pesquisas. Nesta ocasião, daremos um salto importante. A aplicação de ambas será feita por meio de tablets conectados via internet, garantindo aos pesquisadores o lançamento dos questionários em tempo real. Isto proporciona sua imediata tabulação e sistematização de dados, que poderão ser acessados e analisados de imediato”, explicou Bruno.

A atividade será desenvolvida por acadêmicos da UERR e do Instituto Federal de Roraima (IFRR) dos cursos de Turismo, valorizando as importantes parcerias celebradas entre as duas instituições e permitindo com que esses acadêmicos tenham a oportunidade de atuar diretamente em pesquisas desse nível, proporcionando mais experiência acadêmica e formação profissional voltada as necessidades do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *