Um ambiente educacional mais equitativo colabora para a inclusão dos estudantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. Para que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação e possam participar plenamente da vida acadêmica, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) oferece apoio psicopedagógico.
Para ampliar a visibilidade desse serviço, o NAI vai realizar palestras nos meses de junho e agosto no campus Boa Vista. A iniciativa busca apresentar aos estudantes o papel fundamental do NAI e do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico (NAP). O projeto será desenvolvido com turmas de diversos cursos e nos turnos de aula. A proposta é prestar acolhimento emocional e pedagógico aos discentes.
O NAI atua na promoção da acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, garantindo condições adequadas de permanência e participação na vida acadêmica. Já o NAP oferece suporte psicopedagógico aos estudantes que enfrentam dificuldades na aprendizagem, por meio de estratégias focadas no desenvolvimento pessoal e acadêmico.
A expectativa é de que a iniciativa contribua para a redução da evasão dos acadêmicos, que pode estar associada à falta de suporte acadêmico ou emocional. “Esperamos que o projeto estimule a procura por esses setores e promova um ambiente educacional mais justo, acolhedor e inclusivo na universidade”, frisa Jussara Barbosa, chefe do NAI/UERR.
As palestras terão início no dia 2 de junho, no turno da manhã, com as turmas de Direito e Enfermagem. Para conferir o cronograma os interessados podem entrar em contato com o NAI pelo e-mail nai@uerr.edu.br ou pelo Instagram: @nai.uerr.