A Universidade Estadual de Roraima promove neste sábado (12) uma aula de campo com alunos do mestrado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. A atividade será coordenada pelo professor doutor Carlos Alberto Borges da Silva, da disciplina de Relações Sócio-ambientais, e levará os mestrandos à Fazenda São Marcos e às ruínas do Forte de São Joaquim. O professor Carlos Alberto informou que 20 alunos vão participar da aula de campo, que tem como ponto de partida a Orla Taumanan. No sábado, às 8 horas, a equipe sairá do Rio Branco em um barco fretado e retornará por volta das 15 horas. Carlos Borges explica que a disciplina Relações Sócio-ambientais trata da historiografia da região amazônica. “O enfoque aponta para o processo de ocupação do Vale do Rio Branco e o exame das conseqüências sócio-ambientais dele decorrente”, esclarece o professor. A viagem visa oferecer conhecimento cênico de parte dessa história, através de visitas à Fazenda São Marcos e às ruínas do Forte São Joaquim. Mestrado – Neste primeiro semestre, os alunos do curso estudam as disciplinas Planejamento em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Aspectos Sócio-ambientais do Desenvolvimento Sustentável, e Ciência, Métodos e Pesquisa em Gestão Ambiental. O final do semestre está marcado para 16 de junho. O mestrado tem duração de um ano e meio e está dividido em 4 linhas de pesquisa: Planejamento e Gestão Ambiental, Gestão da Sustentabilidade, Educação e Relações Socioambientais e Biodiversidade e Ambiente. O reitor Nonato Vilarins destaca que a UERR está investindo na pós-graduação stricto sensu (mestrado) pelo seu papel crucial no desenvolvimento de Roraima. “A concepção do curso procura combinar o conhecimento científico com a sua aplicação ao contexto da região Pan-Amazônica. Assim, o projeto pedagógico do curso propõe que o profissional compreenda e saiba intervir na realidade. Para isso, ele deve conseguir aliar as pesquisas científicas aos paradigmas da sustentabilidade”. O reitor ressalta ainda que a UERR permite o acesso ao ensino stricto sensu sem que os moradores de Roraima tenham que recorrer a outros estados ou países.