MESÁRIOS – UERR e TRE assinam acordo de cooperação

A Universidade Estadual de Roraima e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) celebraram um acordo de cooperação técnica para o cadastramento voluntário de acadêmicos no Projeto Mesário Universitário. O aluno poderá computar até 40 horas como atividades extracurriculares.

Para se inscrever, basta preencher um formulário no site www.tre-rr.jus.br, no banner CANAL DO MESÁRIO, na parte inferior da página, ou diretamente no cartório eleitoral que o acadêmico pertence.

Segundo o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE, Randerson Aguiar, o mesário é personagem fundamental para a realização do pleito e este ano serão necessários em torno de 4.400 cidadãos para trabalhar nas seções eleitorais instaladas em todo o Estado.

O mesário é responsável por organizar todo o processo de votação, desde a instalação da urna eletrônica, organização de filas, conferência do nome do eleitor no caderno de votação e entrega de comprovante de votação.

Para ser mesário, basta ser eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Não podem atuar como mesários: candidato ou parente de candidato, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; os que pertencem ao serviço eleitoral; e fiscais e delegados de partido político ou coligação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *