Medicina realiza cerimônia do jaleco

Os alunos da primeira turma do curso de Medicina da UERR participaram, na noite de ontem (5), no auditório da UERR, da Cerimônia do Jaleco, que consiste na entrega da vestimenta aos calouros pelos padrinhos, representando o início dos estudos e o comprometimento com a profissão.

A solenidade foi prestigiada pela coordenadora do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, Dra. Mércia Margotto, pelo secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Batista, pelo diretor do Hospital Geral de Roraima e Hospital das Clínicas, Samir Xaud, parentes, amigos, médicos e acadêmicos do curso de Medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

O reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas, falou das dificuldades que as universidades públicas do País estão atravessando, mas anunciou o investimento de R$ 8 milhões, em 2018, beneficiando diversos cursos da Instituição. Ele parabenizou os acadêmicos e pediu compromisso com a UERR e com a população de Roraima.

Também fizeram uso da palavra o secretário Marcelo Batista, da Sesau, o coordenador do curso de Medicina da UERR, Dr. Mário Maciel Júnior e a Dra. Mércia Margotto.

As alunas Mariana Oliveira e Ana Karolyni Lima fizeram a explicação do simbolismo da cerimônia. “Lembramos a todos e, principalmente, a nós, acadêmicos e profissionais da área, o real motivo pelo qual vestimos um jaleco branco: não só para nos proteger ou nos identificar, mas para lembrar-nos de quem somos, a nossa função para com a sociedade e do real motivo que nos torna aptos a usá-lo, o anseio de proporcionar o melhor para aqueles que depositaram sua confiança em nós e que estão sob nossos cuidados. Essa cerimônia é uma homenagem àqueles que sonharam, persistiram e lutaram pelo sonho de ser médico e estão aqui hoje para dar início à vida acadêmica”.

O acadêmico Alberone Ferreira Fará fez a leitura e o Juramento de Hipócrates, acompanhado de seus colegas e pelos médicos presentes.

A coordenadora do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, Mércia Margotto, acompanhada da professora auxiliar, Auta Viviane Rocha, estavam em Boa Vista para dar uma capacitação pedagógica aos professores da UERR.

One Response to Medicina realiza cerimônia do jaleco

  1. Mileni Rezende disse:

    Parabéns aos calouros!
    Desejo força, garra e sucesso no longo caminho pela frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *