GPDOTS

Grupo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Amazônia Setentrional

Líder(es) do grupo:
Rita de Cássia Ferreira
Jean Jerley Nogueira da Silva

Contato do grupo:
gpdots@uerr.edu.br

Linhas de Pesquisa
1. Biotecnologias na Amazônia Setentrional: Síntese, Atividade Biológica e Planejamento de Fármacos
2. Estudo de Doenças Tropicais na Amazônia Setentrional

Pesquisadores
Elaine Cristina Morari
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6868037909013143
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (1998), mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2006) com ênfase em Biologia Molecular. Possui Pós Doutorado na área de Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Tem experiência na área de biologia molecular com pesquisas realizadas na área de Genética Molecular do Câncer.

Evangelista Ferreira de Lima
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0181617222898847
Possui mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Atualmente é professor do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente no isolamento e caracterização de metabólitos secundários de plantas medicinais.Também é doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia/ PPG-CASA/UFAM, apresentando como projeto inicial de tese:Dinâmica Ambiental no Agroecossistema empresarial da sojicultura (Glycine max (L) Merril) no Lavrado de Roraima. Tendo como orientador o Prof. Dr. Hiroshi Noda e Coorientador o Prof. Dr. Reinaldo Imbrozio Barbosa.

Flavia Antunes
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7115721903093899
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Foi bolsista do programa de pós-doutorado CAPES atuando na área de fisiologia e biologia molecular vegetal na Universidad de Córdoba, UCO, Espanha (2008). Foi pesquisadora colaboradora com bolsa PRODOC CAPES na Universidade Federal de Roraima, atuando na área de fisiologia e biotecnologia vegetal. Atualmente é professora doutora na Universidade Estadual de Roraima.

Ivanise Maria Rizzatti
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0476017687294560
Possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor doutor nível III da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: potenciometria, desenvolvimento de sensores eletroquímicos, análise de metais em amostras ambientais, Ensino de Química, divulgação científica, monitoramento de indicadores de qualidade de água e Educação Ambiental. É Coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022).

Jean Jerley Nogueira da Silva
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9467653532757276
Professor doutor na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Graduado em Química pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2003), doutor em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP (2008) com doc-sanduíche pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP (2007) e pós-doutorado em Química Medicinal pelo Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP (2009). Foi pesquisador (2008-2009) do Centro Brasileiro de Referência Mundial em Química Medicinal para a Doença de Chagas da Organização Mundial da Saúde (OMS) onde implantou protocolos padrões para a triagem de candidatos a fármacos anti-T. cruzi em experimentos in vitro e in vivo utilizando a cepa Tulahuen Lac-Z. Foi bolsista (2008-2009) do "The Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases/Wolrd Health Organization (TDR/WHO)". Tem experiência na área de Química Inorgânica Medicinal, com ênfase na síntese, caracterização, aplicação biológica e planejamento racional de fármacos anti-T. cruzi a base complexos de rutênio e ferro, atuando principalmente no seguinte tema: doença de Chagas.

Leila Braga Ribeiro
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4180543463328128
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), e mestrado e doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2013). Tem experiência na área de Genética Animal, com ênfase em citogenética de vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução cariotípica, mapeamento cromossômico, DNA repetitivo e elementos transponíveis. No ensino superior tem experiência ministrando disciplinas como genética, biologia celular, ensino de ciências, biologia e educação, citogenética e citogenômica. Atualmente faz parte do quadro permanente de professores da Universidade Federal de Roraima como professora adjunto A nível 1, onde lidera o grupo de pesquisa "Biodiversidade e sua relação com a saúde-doença"

Luiz Alberto Pessoni
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5790113835468653
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento) pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: biometria e análise multivariada, diversidade genética, marcadores moleculares, biologia reprodutiva. Atua como docente nas áreas de bioestatística, biologia molecular, genética geral, genética de populações e evolução.

Marco Antonio de Oliveira dos Santos
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8470780930159955
Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestrado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas:bioinformática, filogenia molecular e microbiologia.

Rita de Cássia Ferreira
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0915490500108734
Possui pós-doutorado em Ciências Médicas (2011) pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade de Campinas (Unicamp), Doutorado em Ciências Médicas (2007) na área de Ciências Biomédicas, pela FCM/HC/Unicamp, Mestrado em Biologia Funcional e Molecular com área de concentração em Fisiologia (2001) pelo Instituto de Biologia (IB/Unicamp) e, graduação em Medicina Veterinária (1993) pela Fundação Pinhalense de Ensino. Tem experiência docente nas disciplinas de Fisiologia Humana e Animal, Biofísica, Fisiopatologia, Patologia e Farmacologia, em cursos da área médica e da saúde. Atualmente é professora de Fisiologia junto ao Curso de Enfermagem na Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0907853997154492
Professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima, desde 2006. Mestrado em Botânica (2005) pela UFRPE, e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) (2016) pelo INPA. Atua principalmente nos seguintes temas: fitossociologia, florística, etnobotânica, conservação, recursos didáticos e Literatura de cordel para o ensino e divulgação da Ciência.

Sebastião Rodrigo Ferreira
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6811314821111877
Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Santa Marcelina (campus Muriaé), 2007; mestre em Medicina Veterinária, área de concentração em Parasitologia veterinária, pela Universidade Federal de Viçosa, 2011; e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Atualmente, é professor adjunto I na Universidade Federal do Sul da Bahia, vice-decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação -PROFNIT. Tem experiência em parasitologia, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento e testes de fármacos contra as doenças parasitárias, inovação, produtos naturais, protozoologia, helmintologia, fungos nematófagos, controle biológico e metabólitos fúngicos.

Vania Rodrigues de Lima
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1280231771724388
Doutora em Química Orgânica (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado parte do doutorado na Université Bordeaux I, Institut Europeen de Chimie et Biologie -França. Suas principais areas de atuação incluem: i) a caracterização de interações entre fármacos / compostos nitrogenados e modelos de membranas ( tais como lipossomas e bicamadas suportadas em substratos sólidos) através de técnicas instrumentais (ex. RMN, DSC, AFM, BAM, etc); bem como ii) estudos da dinâmica de peroxidação lipídica induzida por espécies reativas como radical hidroxil, ascorbil e peroxinitrito e compostos antioxidantes, tais como a melatonina. Atualmente é docente no Magistério Superior da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde vem desenvolvendo estudos de incorporação de compostos bioativos em lipossomas e caracterização de seus efeitos na dinâmica molecular das membranas fosfolipídicas.

Projetos
O grupo, certificado em 10 de agosto de 1012, trabalha no desenvolvimento do projeto “Estudo das Atividades Quimioprofilática e Leishmanicida de Extratos Orgânicos da Flora Amazônica e de Nitrosilos Complexos de Rutênio”, coordenado pelo Prof. Dr. Jean Jerley Nogueira da Silva e submetido à Chamada MCTI/CNPq/ MCTI/CNPq/CT-Amazônia Nº 77/2013 – Fomento de Projetos de P,D&I em Biotecnologia, na Amazônia Ocidental, com foco nas áreas de Fármacos, Fitoterápicos e Cosméticos.
Desde 2013, alguns projetos foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa, entre eles:
1. Avaliação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos do leite fluido produzido nos municípios de Alto Alegre e Cantá/RR, coordenado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Ferreira e colaboração da Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Edital IACTI-RR/CNPq N°001/2012 – PPP), com envolvimento dos acadêmicos Riane Castro de Moura e Juciel Silva Souza.
2. Conhecendo quimicamente as pimentas cultivadas em Roraima - Dra Ivanise Maria Rizzatti e Cristiane Marangon (PIBIC).
3. Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em áreas públicas da cidade de Boa Vista/RR - Dra Rita de Cássia Ferreira e Mônica Elaine Becker (PIIC).
4. Identificação e descrição de alterações sugestivas de neuropatias periféricas (pé diabético) em pacientes diabéticos atendidos no Hospital Geral de Roraima (HGR/Boa Vista) – Dra Rita de Cássia Ferreira e Januária Eugênia dos Reis da Silva (PIBIC).
5. Avaliação da toxicidade aguda de doadores de NO exógeno usando células UERO - Dra Elaine Cristina Morari e Suelen Carolina Pinto Serra (PIBIT).
6. Síntese e caracterização de nitrosilos compostos e estudo da atividade anti T. cruzi – Dr Jean Jerley Nogueira da Silva e Thiago Bruno Silva Lendengue (PIBIT).
7. Levantamento da situação vacinal dos profissionais de saúde lotados na macroárea nº 02 (Estratégia Saúde da Família - ESF) do Município de Boa Vista/RR - Dra Rita de Cássia Ferreira e Edênnis Alexandre Barbosa Morais.
8. Conhecendo plantas utilizadas para o tratamento da leishmaniose em comunidades do Baixo Rio Branco, Roraima, sob responsabilidade da DSc. Flávia Antunes
9. Conhecendo plantas utilizadas para o tratamento da leishmaniose nos município de Alto Alegre e Cantá/Roraima, sob responsabilidade da DSc Flávia Antunes e DSc. Ivanise Rizzatti
10. Caracterização genotípica de amostras de leishmania isoladas de áreas endêmicas no Estado de Roraima (PIBIC), sob responsabilidade da DSc. Elaine Cristina Morari, com envolvimento da acadêmica Viviane Marques
11. Composição mineral das cascas do caule do cajueiro (Anacardium occidentale L.) e das folhas do caimbé (Curatella americana L.) em Roraima – implicações para a saúde (PIBIC), sob responsabilidade da DSc. Rita de Cássia Ferreira, com participação da acadêmica Ana Paula Costa da Silva
12. Qualidade do sono em pacientes idosos acometidos por doenças vasculares periféricas (PIBIC), sob responsabilidade da DSc. Rita de Cássia Ferreira, com participação do acadêmico Carlos Victor Peixoto Dias e Jaiana Cordeiro Damasceno (como voluntária)

Produção científica
Marangon, Cristiane; RIZZATTI, IVANISE MARIA; Souza, Juliane Marques de; Santana, Jordânia Gabriela Aires; Schveitzrt, Bianca. Teor de cálcio e ferro em plantas alimentícias não convencionais da família solanaceae: uma análise comparativa. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA www.periodico.tchequimica.com, Vol. 13 N. 25, ISSN 1806-0374 (impresso), ISSN 1806-9827 (CD-ROM), ISSN 2179-0302 (meio eletrônico), 2016. Porto Alegre, RS/Brasil.

TOP