Arco-Íris recebe palestra sobre espectro do autismo

A Escola Arco-Íris recebeu ontem, dia 10, a palestra sobre o “Transtorno do espectro autista numa perspectiva neurobiológica”, que vem sendo ministrada nas escolas de Boa Vista pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Estadual de Roraima.

A série de palestras foi instituída pelo NAI em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 2.

As palestras já foram realizadas no Instituto Federal de Roraima (IFRR), Escola Raimundo Carlos Rodrigues, Carlos Drummond, Luiz Canará, Escola Municipal Edsonina de Barros Villa e Escola Arco-Íris.

As palestras, ministradas pela psicopedagoga Jussara Barbosa da Silveira, informam prfessores, pais e comunidade sobre o autismo, formas de detecção e tratamento mais adequado. Ela relata sobre a necessidade de se detectar o transtorno o mais cedo possível para que a pessoa tenha melhor desempenho, evolução e adaptabilidade à vida adulta.

Segundo a psicopedagoga, a cada 68 crianças que nascem, uma apresenta espetro do autismo, com dificuldades de interação social, de comunicação, comportamento repetitivo e interesses restritos, podendo também apresentar sensibilidades sensoriais. Diz ainda que 70% dos autistas apresentam deficiência intelectual, 20% são sintomas leves e apenas 10% apresentam excelentes habilidades intelectuais.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *