Professora da UERR fará parte da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP

O Comitê de Ética em Pesquisa/UERR pela primeira vez tem um dos seus representantes indicados a membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. A Prof.ª Márcia Teixeira Falcão, Doutora em Recursos Naturais, servidora efetiva da UERR, teve sua indicação homologada na 300ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde com mandato no quadriênio 2018 – 2021.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ela foi criada pela Resolução do CNS 196/96 como uma instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho. Além disso, é independente de influências corporativas e institucionais. Uma das suas características é a composição multi e transdiciplinar, contando com um representante dos usuários.

A CONEP tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições.

Cabe a CONEP avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais como: genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos procedimentos; população indígena; projetos ligados à biossegurança e como participação estrangeira. A CONEP também se constitui em instância de recursos para qualquer das áreas envolvidas.