NOTA SOBRE O VESTIBULAR DA UERR

A Universidade Estadual de Roraima é uma instituição séria, que trabalha com transparência e respeito ao contribuinte. Diversas medidas vêm sendo tomadas, nos últimos anos, para melhorar a qualidade do ensino e entregar à sociedade roraimense os profissionais qualificados que o Estado tanto precisa.

Quanto ao último vestibular, NÃO é verdade quando acusam a UERR de mudar as regras do certame sem aviso prévio, e que os candidatos foram surpreendidos com a não convocação para a matrícula em seis cursos da UERR.

No Edital do Vestibular (Edital n° 031/2017), no item 15.4, diz que “A inscrição do candidato implica na aceitação das condições do processo seletivo e das decisões que possam ser tomadas pela UERR”.

No mesmo edital, no item 15.14. diz que “Por interesse da Universidade Estadual de Roraima, com fundamento nos princípios da eficiência e da supremacia e indisponibilidade do interesse público, a UERR reserva-se no direito de não realizar a abertura de turma para o curso cujo número de candidatos aprovados seja inferior ao número de vagas ofertadas, (…)”.

As regras foram claras e previamente estabelecidas no edital do Vestibular 2018 da UERR.

A UERR lamenta pelos candidatos aprovados, que se dedicaram e querem fazer um curso superior de qualidade e escolheram a UERR para realizar este sonho. Nosso compromisso é voltar a ofertar vagas para os cursos de Geografia, Turismo, Matemática, Engenharia Florestal, Química e Filosofia no próximo Vestibular.

O número de aprovados por turma é de extrema importância e relevância, pois os referidos cursos (que não abriram turmas) atualmente apresentam taxas elevadas de evasão, que vão de 10 a 38% de um semestre para o outro. Ao mesmo tempo em que possuem taxa de sucesso na graduação baixa (formação em tempo regular), que vai de 4 a 16%. A taxa de insucesso (quantidades de alunos que não conseguem se formar) vai de 58,3 a 71,56%.

Os candidatos aprovados e não convocados receberão de volta o valor da inscrição. Basta procurar a CPCV (Comissão Permanente de Concurso e Vestibular), no campus Boa Vista, no horário das 8 às 14 horas, até o dia dois de março e requerer a devolução da taxa.