MATEMÁTICA
Licenciatura
Licenciatura
Apresentação:
O Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Roraima – UERR, tem por objetivo a formação de profissionais da educação com habilidades e competências para o exercício do magistério, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Esta formação tem enfoque nos aspectos teóricos, práticos e investigativos do processo de ensino aprendizagem de modo sistematizado e contextualizado com a realidade educacional de Roraima, especificamente no que diz respeito ao componente curricular da matemática. Desta forma, o curso se compromete com a formação de um sujeito educacional que possa atuar com autonomia profissional frente aos objetivos desafios que se apresentam durante os processos de ensino e aprendizagem de matemática, com competente para fazer opções metodológicas para o execício de uma educação matemática integral de qualidade e, com vista no desenvolvimento da cidadania, frente ao cenário sociocultural, político e tecnológico do Estado de Roraima.
No aspecto curricular, o curso de Licenciatura em Matemática da UERR, apresenta uma estrutura que oportuniza o aluno, desde cedo, ter contato com disciplinas de caráter pedagógico e prático por entender que o quanto antes este aluno tiver contato com a realidade profissional, antes também desenvolverá seu senso crítico e, mais cedo, se tornará capaz de agir como formador de opiniões no seu meio de atuação.
No que se refere ao embasamento teórico-metodológico, o projeto acadêmico do curso está pautado nos princípios da relação teoria/prática, simetria invertida e transposição didática, como elementos metodológicos e assume a pesquisa como instrumento de produção de conhecimento.
O curso contempla atividades relacionadas ao desenvolvimento profissional do aluno, o que corresponde à necessidade de um trabalho teórico-prático que possibilita ao licenciando imergir, compreender e intervir em sua prática cotidiana de sala de aula, identificando problemas pedagógicos e propondo alternativas concretas para a transformação de seu fazer pedagógico.
Em relação à abordagem do conhecimento, as disciplinas de natureza científica têm um enfoque que foge da visão meramente “conteudista” por estarem articuladas, no sentido de levar à apreensão dos conceitos da Matemática e das Ciências da Educação.
Essa articulação global buscará romper a divisão estanque entre as chamadas disciplinas de conteúdo especifico “versus” disciplinas pedagógicas, visando adequação intelectual entre o conteúdo programático e o universo de conhecimento do professor, necessário ao profícuo desenvolvimento do magistério ao nível da Educação Básica.
Modalidade: Regular/ Presencial
Forma de Ingresso: Exame de seleção/ teste de conhecimentos específicos e gerais
Titulação Conferida: Licenciatura em Matemática
Área de atuação/Mercado de trabalho: Exercício do Magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e, no Ensino Médio
Duração do curso:
a) Tempo mínimo: 4 anos;
b) Tempo Máximo, 6 Anos
Turno de funcionamento por Campus:
Campus Canarinho: Matutino
Campus de Excelência: Vespertino e Noturno
Colegiado:
Docente |
Lattes |
Jerrimar Moraes de Araújo |
http://lattes.cnpq.br/6420535791423988 |
José Nunes Ferreira |
http://lattes.cnpq.br/7490422843799794 |
Josué Gomes da Silva |
http://lattes.cnpq.br/9289775067107143 |
Larry Tonny Efeson Alves de Almeida |
http://lattes.cnpq.br/1287149808276690 |
Maria de Lourdes Guilherme de Oliveira |
http://lattes.cnpq.br/0034753301816357 |
Osmilcy Lima Feitosa |
http://lattes.cnpq.br/1323500067083473 |
Valdir Pereira da Cunha |
http://lattes.cnpq.br/7343395714403461 |
Raimundo Nonato Araujo Pedro |
http://lattes.cnpq.br/6546304153667356 |
Rossiter Ambrósio dos Santos |
http://lattes.cnpq.br/3377277648091565 |
Núcleo Docente Estruturante - NDE
Prof. Me. Larry Tonny Efeson Alves de Almeida (Presidente);
Prof. Me. Josué Gomes da Silva (Vice Presidente)
Prof. Me. Osmilcy Lima Feitosa (Secretário)
Prof. Me. Valdir Pereira da Cunha.
Prof. Esp. José Nunes Ferreira
Prof. Me. Jerrimar Moraes de Araújo
Prof. Dr. Rossiter Ambrósio dos Santos;
Coordenação de Curso
Coordenador: Professor Josué Gomes da Silva
Mandato: Portaria nº 623 de 30 de dezembro de 2020.
Situação legal do curso:
Resolução nº 014 de 26 de maio de 2006 - CONUNI;
Resolução nº 035 de 16 de dezembro de 2009 - CONUNI;
Resolução nº 059 de 17 de dezembro de 2018 - CONUNI;
DOE Nº 3378 de 18 DE DEZEMBRO DE 2018, pág. 13
Parecer Nº 06/2019 do CEE
Parecer Nº 24/2019 do CEE
Aprovado em 03/09/2019
Projeto Político Pedagógico do Curso- PPC:
Ato de criação (PDF)
Ato de aprovação (PDF)
Aprovação:
Parecer nº. 014/2006 e Resolução nº. 14 de 26/05/2006, publicada DOE nº. 343 de 29/05/2006;
Aprovação convalidada pela Resolução Nº. 001/2 006 – CONUNI de 20/09/2006, DOE Nº. 429 de 02/10/2006.
Matriz Curricular:
Grade Curricular 2006 (50 KB; PDF)
Grade Curricular 2010 (313 KB; PDF)
Turmas Ativas:
Campus Canarinho: Matutino
Campus de Excelência: Noturno
Campus Caracaraí: Noturno