Licenciatura em Matemática

Cronograma de Atendimento do Coordenador do Curso 2016.2

Oferta de Disciplinas de Matemática para outros Cursos 2016.2

Oferta de Disciplinas de matemática 2016.2

 

O CURSO –

O curso de Licenciatura em Matemática apresenta uma estrutura curricular que oportuniza ao aluno, desde cedo, o contato com disciplinas de caráter pedagógico e prático por entender que o quanto antes este aluno tiver contato com a realidade profissional, antes desenvolverá seu senso crítico e mais cedo se tornará capaz de agir como formador de opiniões no seu meio de atuação.

No que se refere ao embasamento teórico-metodológico, o projeto acadêmico do curso está pautado nos princípios da relação teoria/prática, simetria invertida e transposição didática, como elementos metodológicos e assume a pesquisa como instrumento de produção de conhecimento.

O curso contempla atividades relacionadas ao desenvolvimento profissional do aluno, o que corresponde à necessidade de um trabalho teórico-prático que possibilita ao licenciando imergir, compreender e intervir em sua prática cotidiana de sala de aula, identificando problemas pedagógicos e propondo alternativas concretas para a transformação de seu fazer pedagógico.

Prepara o profissional para ser autônomo, em função dos objetivos do sistema de ensino e da compreensão das idéias básicas do ensino de Matemática, para ser competente e comprometido com a reflexão-ação da prática docente educativa e da realidade sócio educacional em que está inserido.

Em relação à abordagem do conhecimento, as disciplinas de natureza científica têm um enfoque que foge da visão meramente “conteudista” por estarem articuladas, no sentido de levar à apreensão dos conceitos da Matemática e das Ciências da Educação.

Essa articulação global buscará romper a divisão estanque entre as chamadas disciplinas de conteúdo especifico “versus” disciplinas pedagógicas, visando adequação intelectual entre o conteúdo programático e o universo de conhecimento do professor, necessário ao profícuo desenvolvimento do magistério ao nível da Educação Básica.

 

2 –  OBJETIVOS

O Preparo de profissionais portadores de uma atitude autônoma frente aos objetivos do sistema de ensino e da compreensão das idéias básicas do ensino de Matemática, capazes de exercer suas atividades com competência e comprometimento com a reflexão-ação da prática docente educativa e da realidade sócio educacional em que está inserido, se concretizará mediante o cumprimento das propostas que se fazem presentes neste projeto e em observância dos objetivos propostos.

Tais objetivos estão em conformidade com a Resolução CNE/CES 3/2003, resultante do parecer CNE/CES Nº. 1302/2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Matemática. São eles:

2.1 – OBJETIVO GERAL

O Curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo principal formar professores licenciados em Matemática, plenamente habilitados para a docência nas séries finais do Ensino Fundamental, como também no Ensino Médio, desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos contextualizados, com atuação na pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de Matemática.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O cumprimento do objetivo geral só se tornará possível mediante cumprimento dos objetivos específicos que direcionam o curso a:

  • Formar professores detentores de uma visão ampla do seu papel social e político de educador com capacidade de mobilizar conhecimentos específicos da sua área de atuação em interface com outras áreas buscando a contextualização e a integração entre ensino e pesquisa.
  • Formar profissionais com um perfil crítico – reflexivo, detentor de uma visão da importância da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • Preparar profissionais que tenham uma visão filosófica da Matemática (origem e evolução) e uma vivência pedagógica voltada para o ensino da Matemática, conscientes de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos;
  • Preparar profissionais conscientes da importância de um ensino voltado para a superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
  • Preparar profissionais pesquisadores na área, detentores de uma visão da necessidade de se buscar encaminhamento básico para estudos de Pós-Graduação e Pesquisa avançada.
  • Formar profissionais capazes de analisar, selecionar e produzir materiais didáticos bem como, analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
  • Preparar profissionais para desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  • Contribuir para melhoria da qualidade na Educação do Sistema Estadual de Educação de Roraima e do quadro de profissionais na área de Matemática, como requer a Lei 9.394/96. e a Lei Complementar 041/01.

3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O licenciado em Matemática precisa atender às exigências profissionais, que demandam compreensão global e crítica da formação, clareza e precisão na comunicação oral e escrita e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, bem como:

  • Compreensão e criticidade na utilização de novas idéias e tecnologias para resolução de problemas;
  • Identificação, formulação e resolução de problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
  • Capacidade de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
  • Reflexão sobre questões contemporâneas do contexto global e loco-regional.
  • Participação em programas de formação continuada;
  • Elaboração de propostas de ensino-aprendizagem, análise, seleção e produção de materiais didáticos para o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do processo de ensino-aprendizagem;
  • Análise crítica de propostas curriculares de matemática para educação básica incluindo a educação de jovens e adultos;
  • Interpretação, compreensão e aplicação dos princípios epistemológicos e pedagógicos que constituem as bases do processo de ensino e aprendizagem.
 4 – PERFIL DO EGRESSO

O perfil profissional caracterizado pelo egresso do Curso de Licenciatura em Matemática oferecido pela UERR contemplará uma formação técnico-científica, cultural e humanística. Além disso, esse profissional será habilitado para:

  • Ser detentor de uma sólida formação de conteúdos matemáticos;
  • O exercício do magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio com conhecimentos e habilidades de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem nesta área sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
  • Ser autônomo, competente e compromissado com a docência e aprendizagem da Matemática;
  • Ter capacidade de aprendizagem continuada e estar aberto para aquisição e utilização de novas tecnologias para a resolução de problemas;
  • Ter visão crítico-reflexivo frente a atual sociedade na perspectiva de sua transformação com visão histórico-crítica da Matemática e visão abrangente do papel político-pedagógico do educador;
  • Ter capacidade de trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber, em grupos multidisciplinares e de exercer lideranças, bem como de estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  • Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  • Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

5 – ÁREA DE ATUAÇÃO

São possíveis áreas de atuação profissional do Licenciado em Matemática:

  • Docência nas Séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas diversas modalidades, tais como escolarização de Jovens e Adultos.
  • Docência em nível superior – Licenciaturas, desde que possua a necessária qualificação profissional em nível de pós-graduação.
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;

 

DURAÇÃO: 4 ANOS

 

COORDENADOR DE CURSO: JOSUÉ GOMES DA SILVA

Currículo Lattes

e-mail do Coordenador: josuegomes@uerr.edu.br

Telefone da coordenação: (95) 2121-0937

E-mail da coordenação: matematica@uerr.edu.br

 

CURSO LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

MATRIZ CURRICULAR

Grade e Ementário 2006

Grade e Ementário 2010

 

Projeto do Curso

Projeto Pedagógico 2006 (em extinção)

Projeto Pedagógico 2010 (atual)

 

Campi

BOA VISTA: VESPERTINO

CARACARAÍ: NOTURNO

ALTO ALEGRE: VESPERTINO

RORAINÓPOLIS: VESPERTINO

SÃO JOÃO DA BALIZA: NOTURNO

 

PROFESSORES DO CURSO DE MATEMÁTICA
Nome E-mail Currículo
Everaldo Barreto da Silva everaldo.mat@uerr.edu.br Currículo lattes
Jerrimar Moraes de Araújo jerrimar.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
José Augusto Ximenes Neto ximenes.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
José Nunes Ferreira nunes.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
Josué Gomes da Silva josuegomes@uerr.edu.br Currículo Lattes
Larry Tonny Efeson Alves de Almeida larry.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
Luiz Benício Lima da Mata    
Maria de Lourdes Guilherme de Oliveira lourdes.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
Osmilcy Lima Feitosa osmilcy.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
Valdir Pereira da Cunha valdir.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
Raimundo Nonato Araujo Pedro raimundo.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes
Rossiter Ambrósio dos Santos rossiter.mat@uerr.edu.br Currículo Lattes