Jornada de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa

O curso de Letras da UERR, em parceria com o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL), celebrará o “Dia Nacional da Língua Portuguesa” com a realização da XII JNLFLP (Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa), evento que ocorre simultaneamente em diversas unidades acadêmicas em todo o Brasil.

Na UERR será a 10ª edição da Jornada que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro, e terá como foco a Língua Portuguesa em relação à Diversidade Linguística e Cultural Roraimense. A Metodologia abrangerá várias atividades: conferência, comunicações, oficinas, mesas redondas seguida de debate, exposição de trabalhos acadêmicos e atividades culturais, entre outras.

A Jornada contará com a participação de professores e alunos do curso de Letras da UERR, do Mestrado em Educação da UERR e das Especializações em Letras/UERR, além de professores de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica que farão comunicação de projetos, trabalhos e apresentação de aspectos teóricos em estudo.

Essas apresentações poderão ocorrer de diversas formas: palestras, comunicações e apresentação de banner. Os acadêmicos também poderão participar como monitores na Organização do evento e terão carga horária de 30 horas (considerando o tempo de organização destinado aos trabalhos), os demais terão a carga horária compatível com a participação no evento.

As inscrições no evento nacional têm taxa e já podem ser realizadas pela internet no endereço eletrônico www.filologia.org.br, até o dia 8 de novembro. Todas as normas do evento nacional devem ser observadas. O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (Rua Visconde de Niterói, 512 / 97 – Mangueira – 20943-000 – Rio de Janeiro – RJ) fornecerá os certificados de participação e frequência, assim como publicará o livro de resumos e os textos completos em suporte digital e em suporte virtual.

Para a participação no evento local, é possível fazer a inscrição pela UERR, sem custo, através do e-mail jornadaletras2017@uerr.edu.br. As apresentações de trabalhos deverão ser enviadas com um resumo de 100 a 300 palavras, em forma de anexo para o e-mail indicado. Os inscritos para o evento local receberão certificação apenas pela UERR.

O Dia Nacional da Língua Portuguesa foi instituído pela lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, e desde então o Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos celebra a data com a Jornada, e a UERR é parceira desse evento desde 2009, e seus professores e alunos de letras já publicaram inúmeros trabalhos científicos em anais do evento e na Revista Philologus.

Ficha de Inscrição COM apresentação de trabalho (.docx)

Ficha de Inscrição SEM apresentação de trabalho (.docx)

Veja aqui o folder com a programação